sexta-feira, 16 de julho de 2021

Após a OMT estender prazo para envio de candidaturas, MTur também ampliou período para concluir seleção nacional que definirá representantes brasileiros no concurso mundial

O Ministério do Turismo estendeu até o dia 20 de agosto o prazo para que entidades públicas e privadas possam se inscrever no concurso que vai eleger as “Melhores Vilas Turísticas” do mundo em áreas rurais. A competição é promovida pela Organização Mundial do Turismo (OMT), a partir da indicação de três destinos de cada país, por meio de suas autoridades máximas de turismo. Para definir os representantes brasileiros, o MTur lançou uma seleção nacional, cujas inscrições devem ser enviadas ao e-mail candidaturas@turismo.gov.br.

Na última quinta-feira (15.07), a OMT, agência especializada das Nações Unidas responsável pela promoção do turismo, estendeu até 31 de agosto o prazo para que os países-membros enviem as candidaturas à entidade. Com isso, o Ministério do Turismo também ampliou o período de inscrições, que se encerraria na próxima quarta-feira (21).

Por meio do concurso, a OMT busca identificar povoados ou cidades de pequeno porte que utilizem o poder do turismo para oferecer oportunidades e preservar comunidades, tradições locais e patrimônios.

Esses locais devem adotar estratégias inovadoras e transformadoras para o turismo em áreas rurais, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – um conjunto de metas em temas fundamentais para o desenvolvimento humano, como redução das desigualdades, padrões sustentáveis de produção e de consumo e crescimento econômico inclusivo.

“Como um país-membro da OMT e reeleito recentemente a uma vaga no Conselho Executivo da organização, apoiamos a iniciativa e convidamos as instituições públicas e privadas a realizarem inscrições neste concurso, que deve contribuir para impulsionar o desenvolvimento do turismo rural”, incentiva o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto. 

COMO PARTICIPAR - Podem participar da Chamada Pública localidades rurais com até 15 mil habitantes que abriguem atividades tradicionais, como agricultura, silvicultura, pecuária ou pesca, e que compartilhem valores e o estilo de vida da comunidade.

Além destes pré-requisitos já definidos pela OMT, detalhados AQUI, o Ministério do Turismo levará em consideração outros três critérios para a classificação dos destinos: estar posicionado digitalmente e conseguir divulgar seus produtos turísticos; possuir ações de turismo de base comunitária ou produção associada a cadeias, como a de alimentos e de artesanato; e ter um evento tradicional com visitação turística no calendário oficial.

BENEFÍCIOS – Por meio de um selo, a OMT identificará as “Melhores Vilas Turísticas”, que servirão de exemplo de destinos rurais na relação com bens culturais e naturais, a preservação e a promoção de valores rurais e comunitários e a defesa da inovação e da sustentabilidade nos aspectos econômicos, sociais e ambientais. O resultado do concurso será anunciado em outubro, durante a Assembleia Geral da Organização Mundial do Turismo, prevista para ocorrer em Marraquexe, no Marrocos.

A OMT também disponibilizará um programa de apoio a aldeias e vilas que não tenham sido classificadas, neste primeiro momento, para obter o selo. E, ainda, criará uma rede para a troca de experiências, boas práticas, conhecimentos e oportunidades no desenvolvimento do turismo rural.

Informação: Ministério do Turismo 

0 comentários:

Postar um comentário