terça-feira, 6 de julho de 2021

Desde a última semana, agências de viagens e meios de hospedagens podem inserir seus perfis oficiais no Cadastur para identificação de fraudes

Durante live promovida por entidades da hotelaria nesta terça-feira (06/07), o Ministério do Turismo apresentou aos empreendedores do setor uma nova funcionalidade do Cadastur, que deve ajudar a evitar fraudes na comercialização de produtos e serviços turísticos por meio das mídias sociais. Lançado na última quinta-feira (01.07), o campo “Redes Sociais” permite a inclusão dos perfis oficiais de agências de turismo e dos meios de hospedagens, como o Instagram, Facebook e o Twitter no sistema. A iniciativa dará aos turistas a opção de conferir no site do Cadastur se aquela rede social é a oficial da empresa e fornecerá subsídios para desativação de perfis falsos.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, que participou na tarde desta terça-feira de audiência pública na Câmara dos Deputados, destaca a contribuição da medida para as relações de consumo no setor. “Este é um importante avanço que estamos dando para evitar fraudes neste setor, que já foi tão impactado pela pandemia. A nossa expectativa é de que com esta ação, que é um pleito antigo do trade e dos consumidores, possamos validar a autenticidade dos perfis de empreendimentos turísticos e evitar falsas contratações de serviços”, disse.

Durante o encontro, o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França, apresentou a medida para o trade e destacou as futuras ações para avançar ainda mais neste tema no país. “Os campos de complementação já estão prontos. Cada um de vocês vai entrar no Cadastur e inserir os endereços das redes sociais que tiverem. Vamos precisar desse cadastro para continuar conversas com outras redes sociais, como o WhatsApp e o google, por exemplo, e criar uma base ampla de informação ao turista”, disse.

Representantes do trade turístico têm registrado a incidência, cada vez maior, da criação de perfis falsos de empresas de turismo. Agora, antes de adquirir qualquer serviço ou produto turístico de forma online, os turistas poderão conferir no site do Cadastur se aquela rede social é a oficial da empresa. A inclusão também possibilitará que o Ministério do Turismo forneça uma lista com os endereços virtuais oficiais às empresas de redes sociais, como o Facebook e Instagram, que, assim, terão subsídios para desativar perfis falsos que possam coexistir nas redes sociais.

O presidente da Resort Brasil, Sérgio Souza, parabenizou a agilidade da implementação da medida pelo Ministério do Turismo. “Aproveito para dizer da celeridade desta ação, encabeçada pelo Ministério do Turismo junto com o Ministério da Justiça, que começou com a união dos dois ministros discutindo esse assunto com o trade e foram muito céleres e rápidos em desenvolverem ferramentas que possam coibir este tipo de crime que não só é muito prejudicial a todos os nossos empreendimentos, mas também é prejudicial ao consumidor final, aos nossos clientes e aos nossos hóspedes”, disse.

Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Manoel Linhares, a medida se soma às diversas ações já adotadas pelos hoteleiros do país. “Gostaria de ressaltar a importância dessa iniciativa e destacar que a hotelaria independente e a ABIH Nacional sempre defenderam a prática regulamentada e o combate a atuação seja de empresas e pessoas que não estejam de acordo com as leis vigentes no país”, finalizou.

A coordenadora-geral de Formalização e Fiscalização de Prestadores e Serviços Turísticos, Tamara Galvão, pontuou a necessidade do Cadastur para regularização destes e outros itens do setor. “O Cadastur é um canal de comunicação do Ministério do Turismo com os prestadores de serviços, entidades, órgãos, delegados estaduais e os turistas. Todas as nossas políticas têm como parâmetro o nosso cadastro. Peço que façam o Cadastur. Desde o pequenininho até o grande há um esforço para que a gente possa implementar todas as políticas necessárias para o setor”, concluiu.

COMO ALTERAR – Para aderir a esta nova ferramenta, você, que é prestador de serviço destes dois segmentos, terá que atualizar os seus dados no Cadastur:

1º) Acesse o site do Cadastur e faça o login através do botão “Entrar com Gov.br”;

2º) Clique no ícone da atividade e em alterar/Resolver pendência;

3º) Vá até a aba “Informações da Atividade”, onde deverão ser inseridos esses dados no campo “Redes Sociais”.

4º) Insira o endereço do seu perfil oficial e clique em “alterar cadastro”.

Com a alteração, as redes sociais oficiais da sua empresa ficarão disponíveis para consulta do turista no site do Cadastur e serão compartilhadas também com as empresas de mídias sociais, que nos apoiarão no combate às páginas falsas.

Informação: Ministério do Turismo 

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