segunda-feira, 5 de julho de 2021

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), está dando prosseguimento às celebrações pelo 32º aniversário da Guarda Municipal de São Luís (GMSL), na manhã desta segunda-feira (5), com o seminário on-line com o tema “Segurança Pública: direito e responsabilidade de todos”, na Escola de Governo e Gestão Municipal (EGGEM). 

“Uma das diretrizes da gestão do prefeito Eduardo Braide é investir na capacitação dos servidores e o seminário foi engrandecedor para todos nós, para o público e a população, porque o conhecimento é transmitido com muita facilidade por meio do mundo digital. Isso significa que mais pessoas podem conhecer as funções da Guarda Municipal e, claro, a estrutura da nossa, que possui vários grupamentos com atuação em locais específicos da capital maranhense. Então, nada melhor do que um seminário para fortalecer a nossa instituição”, avaliou o secretário Marcos Affonso. 

O seminário, que começou às 9h, foi proferido pelos guardas municipais Carlos André Collins e Natália de Oliveira, ambos do Centro de Ensino e Capacitação (CEC) da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania.

Na ocasião, ocorreu a apresentação do titular da Semusc, Marcos Affonso, e Taici Gamero, diretor da EGGEM. Em seguida, os palestrantes iniciaram suas transmissões, que ocorreram por intermédio da plataforma Google Meet. 

Carlos André Collins foi o primeiro a se apresentar, discorrendo sobre o tema por aproximadamente 40 minutos, para um público de 45 pessoas. O servidor falou acerca do histórico da Guarda Civil Municipal no Brasil, explorando tópicos como a implantação do Segundo Plano Nacional de Segurança Pública em 2003, fortalecimento das ações municipais em termos de segurança pública e embates de cunho representacional, ideológico e cultural. Além disso, explicou a origem da Guarda Municipal de São Luís, em 1989. 

“É sempre bom a gente fazer parte desse momento em que a população e os servidores da Prefeitura de São Luís têm a oportunidade de conhecer um pouco a história de uma instituição tão prestigiada como a Guarda Municipal de São Luís e a importância das políticas públicas implementadas pelo Município”, disse Collins. Na ocasião, ele abordou questões jurídicas, sociais e administrativas em relação à corporação. 

Após a apresentação de André Collins, foi a vez de Natália de Oliveira, que trabalha na instituição há 13 anos, desenvolver seu tema com ênfase na participação feminina na Guarda Municipal.

“Eu participei com muita satisfação do seminário em comemoração ao aniversário da Guarda, pois tive a oportunidade de abordar assuntos voltados diretamente à corporação. Falei sobre a evolução das mulheres dentro da instituição. A GMSL é muito relevante para a população. Nós fazemos um trabalho de excelência em prol do cidadão”, frisou a guarda municipal. 

Evento 

Para o diretor da EGGEM, o evento foi importante porque, além de ter ocorrido dentro da programação do aniversário da GMSL, também esclareceu muitas dúvidas sobre a instituição.

“É uma satisfação poder fazer um trabalho junto à Semusc, e isso vem acontecendo desde a gravação das aulas para o Estágio de Qualificação Profissional (EQP), tudo para enriquecer o currículo dos guardas municipais. E o seminário teve a presença de dois excelentes servidores da casa. Para a EGGEM, é muito bom poder capacitar ainda mais os nossos servidores”, pontuou Taici Gamero.

Informação: Agência São Luís 

0 comentários:

Postar um comentário