sexta-feira, 9 de julho de 2021

Essa é a 21ª unidade inaugurada no Maranhão. Iniciativa tem por objetivo levar leitura e inclusão digital a comunidade 

PAÇO DO LUMIAR - O Sistema FIEMA, por meio do Serviço Social da Indústria (SESI), inaugura na tarde desta quinta (08/07), a 21ª unidade SESI Indústria do Conhecimento no Maranhão, na cidade de Paço do Lumiar, em parceria com a prefeitura municipal. 

O presidente da FIEMA e diretor regional do SESI, Edilson Baldez, feliz com a inauguração de mais uma unidade, garantiu que o projeto SESI Indústria do Conhecimento é inspirado no sonho de dar acesso à informação e ao conhecimento. “Estamos inaugurando pelo Maranhão várias unidades deste projeto como esta que entregamos hoje. A partir de agora, crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos poderão ter contato com as mais diversas culturas e conhecer a forma de pensar de outros povos, seja por meio dos livros ou por meio do acesso à internet”, afirmou. 

A Indústria do Conhecimento é um centro multimeio com biblioteca, CDteca, DVDteca e 10 computadores ligados à internet, destinados a disseminação de informação, onde os usuários têm a oportunidade de acesso à informação e à apropriação do conhecimento, além de possibilitar e promover o acesso de comunidades carentes à informação e ao conhecimento por meio de estratégias que conjugam diferentes mídias impressas (livros e periódicos) e mídias eletrônicas (vídeos, DVDs e Internet). 

Cada unidade SESI Indústria do Conhecimento é projetada para atender 24 usuários no espaço de leitura. O ambiente é estruturado com acervo de 1500 livros, dos mais variados gêneros literários (literatura infantil, infanto-juvenil, brasileira, estrangeira, didáticos, enciclopédias e dicionários), além de computadores a disposição da comunidade para pesquisas na internet e atividades de inclusão digital. 

A nova unidade SESI Indústria do Conhecimento receberá o nome da Professora Ivete de Jesus Lemos, (in memorian) que construiu no ano de 2000, com o apoio de seus familiares, o Instituto Pitanguinha, no Conjunto Paranã 3 , e atendia com valores de mensalidades acessíveis, crianças oriundas de famílias de baixa renda e com necessidades especiais. 

O projeto SESI Indústria do Conhecimento tem por objetivo facilitar o acesso à informação disponível na mídia impressa, eletrônica e na internet, além de promover a formação continuada da população em geral por meio de cursos, treinamentos e oficinas.  

“Para o desenvolvimento das atividades na Indústria do Conhecimento, o SESI conta com monitores da Prefeitura que são capacitados pela Coordenadoria de Educação do SESI. Os monitores desenvolvem projetos e atividades de incentivo à leitura e de utilização da Indústria do Conhecimento, além de organizarem atividades que favoreçam a consciência e a sensibilização para questões de ordem cultural e social. O acompanhamento das atividades e projetos realizados nas unidades é realizado pela Coordenadoria de Educação do SESI por meio de visitas técnicas e relatórios mensais, encaminhados pelos monitores”, destacou o superintendente regional do SESI, Diogo Lima.  

Para a prefeita Paula Azevedo a inauguração da Indústria do Conhecimento significa desenvolvimento para a educação de Paço do Lumiar. “No momento que recebemos uma biblioteca dentro de uma comunidade que vai trazer muitas crianças e adolescentes em busca de conhecimento. É um belo acervo de livros e com computadores nessa parceria com o SESI. Estamos muito felizes com esse momento que já era aguardado desde o ano passado. Tenho certeza o município e essa comunidade vai aproveitar da melhor forma possível!”, destacou a prefeita. 

“Esse é mais um trabalho de atuação do SESI. A indústria do Conhecimento é esse espaço climatizado, organizado e atraente para crianças, jovens e adultos possam descobrir o conhecimento por meio dos livros e da internet. O objetivo principal é educar as pessoas. Estamos atendendo essa demanda para a prefeitura que fez a doação do terreno e construímos essa unidade para que a comunidade ganhe com essa iniciativa”, destacou o presidente da FIEMA e diretor regional do SESI, Edilson Baldez das Neves. 

O secretário de estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Davi Telles, destacou que são equipamentos como esse que fazem a diferença numa cidade como Paço do Lumiar. Os jovens precisam descobrir um mundo que lhes façam sentido, e a leitura pode ser esse mundo. O SESI e o Sistema FIEMA que temos tanta admiração e que tanto já fez pelo Brasil vem aqui inaugurar em Paço seu 21º empreendimento e contribuir com a cidade. Nós temos que parabenizar o SESI e a FIEMA por essa iniciativa desse espaço cultural”, destacou o secretário.  

Estiveram presentes na inauguração, o superintendente regional do SESI, Diogo Lima, os vices-presidentes executivos da FIEMA, Fábio Nahuz e Celso Gonçalo, o superintendente da FIEMA, Cesar Miranda, a coordenadora regional do IEL, Michelle Frota, a Prefeita de Paço do Lumiar, Maria Paula Azevedo Desterro, a secretaria municipal de educação de Paço do Lumiar, Arsênia Medeiros, além dos diretores da FIEMA, Pedro Robson de Holanda e Leonor de Carvalho e o secretário de estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Davi Telles, que representou o Governador Flávio Dino. 

ESCRITORA - Uma das monitoras da Prefeitura de Paço que trabalhará na Indústria do Conhecimento é a professora, escritora e membro da Academia de Letras da cidade, Ahtange Ferreira, 47 anos, moradora da cidade que já publicou diversos livros e enfatizou a iniciativa como um presente. “Esse espaço enquanto professora e escritora foi como ganhar na quina de São João. É um espaço perfeito e fabuloso. Iremos fazer muitos projetos de inclusão digital e acolher a comunidade e quem sabe aqui não nascerá um cronista ou romancista de Paço. Só  tenho a agradecer ao SESI e a Prefeitura por essa oportunidade emocionante”, destacou a escritora que aborda em seus livros temas importantes como conflitos familiares, violência doméstica dentre outros.  

UNIDADES - Ao todo, o SESI tem instaladas com essa nova unidade, 21 Indústrias do Conhecimento no Maranhão, nas cidades de São Luís (Vila Embratel e BR 135), Açailândia, Arari, Balsas, Caxias, Codó, Imperatriz, Estreito, Matões do Norte, Raposa, Rosário, Santa Rita, Buriti Bravo, Lago da Pedra, Pastos Bons, Barreirinhas, Aldeias Altas, São Domingos do Azeitão e Colinas e agora Paço do Lumiar. Ainda em julho, as cidades de Bacabeira, Morros, Timon e Itaperucu-Mirim terão suas unidades inauguradas. 

Informação: Fiema

0 comentários:

Postar um comentário