terça-feira, 31 de agosto de 2021

Intercâmbio busca troca de experiências entre alunos 

SÃO LUÍS - Os alunos e o professor da equipe de robótica Geartech Canaã, do SESI Goiás, tricampeã brasileira e atual campeã mundial de robótica na First Tech Challenge (FTC) estão em São Luís realizando uma oficina nesta segunda e terça (30 e 31/08) para as equipes do SESI Maranhão, no auditório do Anexo da Escola Anna Adelaide Bello. Cerca de 45 alunos e 14 professores técnicos de 16 equipes do SESI Maranhão participam da Oficina, que nos dias 1 e 2 de setembro, acontece na Escola do SESI de Imperatriz. 

“O objetivo das oficinas é promover o intercâmbio entre os alunos goianos e maranhenses, enfatizando todo o processo desafiador de projetar, prototipar, testar e programar robôs, além de apresentar os diferenciais da experiência exitosa do time goiano nas últimas competições”, destacou o superintendente do SESI-MA, Diogo Lima que participou da abertura da oficina.  

Cada oficina conta com 16 horas de duração em que os alunos, a partir de experiências teóricas e práticas, constroem o trabalho com foco no design do robô, programação, core values, projeto de inovação e gerenciamento de equipes. O grupo de alunos do SESI-GO, liderados pelo professor Jose Junior, compartilharão suas experiências em competições nacionais e internacionais. O processo de construção da aprendizagem acontece a partir dessa troca. A proposta do intercambio surgiu considerando os resultados da equipe Geartech e a possibilidade de reorganização do trabalho das equipes da Rede SESI de Educação do Maranhão, em relação a resultados estratégicos e cumprimento das nossas metas, tendo como ponto de partida esse momento de troca que, como preconiza a FIRST, é essencial para que a competição seja colaborativa e amigável entre as equipes. E as ações de formação continuam em setembro, quando os professores técnicos terão um segundo momento formativo, coordenados pela equipe da DEHL, escola de prototipagem e robótica, com foco no planejamento. As formações estão acontecendo mantendo o distanciamento, seguindo todos os protocolos de segurança, com o grupo reduzido por ser uma capacitação mão na massa. O aluno Yan Herique Azevedo Lima, 14, League of Robotics, classificou o encontro como uma experiência única. “Geralmente na competição a gente troca ideias com outras equipes, mas aqui na oficina eles trazendo toda essa bagagem que eles têm de várias competições, demonstra que assim como eles conseguiram a gente também pode conseguir e isso é muito importante. Só o fato de eles virem de Goiás até aqui e conversarem com a gente já demonstra o espírito da robótica neles e isso é muito legal para mim”, destacou Yan que já participa da robótica há três anos. Gabriel Craveiro, aluno da equipe de robótica do SESI Goiás destacou que essa oportunidade é incrível. “Além de trocar experiências com eles a gente conhece um ambiente novo, porque isso é importante para as equipes. Isso estimula a equipe a sempre evoluir. A gente está aproveitando. Eu vi a robótica como uma oportunidade de mudança de vida. Era um outro ambiente e com as aulas de robótica consegui me desenvolvendo e descobrir que queria aquilo e melhorei as minhas notas e tive essa oportunidade e aguarei e hoje trabalho com softwares de engenharia e tem sido muito bom!”, destacou Craveiro.  

Professor de Robótica do SESI-MA, Moíses Costa, que possui seis anos atuando na Robótica destacou que essa troca de experiencia vai sempre trazer desenvolvimento. “Todos os alunos que estão aqui realizando essa troca de experiências vão ter uma visão diferente do que foi trabalhado no ano anterior. A estratégia de atuação, a elaboração de projetos, vamos aqui fomentar com os alunos dicas de informações da equipe Geartech, justamente para focar num bom desenvolvimento e quem sabe em uma ampliação nas participações e premiações da robótica do SESI-MA”, destacou o professor. 

“Todos nós vamos ganhar nesse processo de ensino-aprendizagem. A gente aprende mais quando ensina e temos um prazer enorme de compartilhar o conhecimento e a experiência que já temos em competições para que todo mundo tenha nível de chegar aonde chegamos e até mais longe. As competições de robótica da FIRST que o SESI promove em todo o Brasil tem como princípio esse compartilhamento e essa entrega de experiências e a gente aprendeu isso da melhor forma possível. Temos viajado muito para ajudar outras equipes e quanto mais a gente faz isso, mais a gente ganha e as outras equipes também e esse é o verdadeiro espírito da FIRST”, finalizou o professor goiano de robótica, José Junior. O time goiano competiu com duas equipes da Rússia e 20 do Brasil e garantiu o 1º lugar no Inspire Award, principal prêmio do torneio, e o 1º lugar no desenvolvimento de robô. 

Confira o histórico do time do SESI de Goiás:  


Temporada Rover Rockus: 

- 1 Lugar Inspire Awards (Nacional) 

- Finalista do Prêmio Motivate (Mundial) 


Temporada Skystone:  

- 1 Lugar Inspire Awards (Nacional) 

- Aliança Finalista do Robô (Nacional) 


Temporada Ultimate Goal: 

- 1 Lugar Inspire Awards (Nacional) 

- 1 Lugar Desafio do Robô (Nacional) 

- 1 Lugar Inspire Awards (Mundial) 

- Aliança Finalista do Robô (Mundial)  

- 3 Lugar Think (Mundial) 

- 1 Lugar Inspire Awards (Off-Season) 

- Aliança Finalista Campeã do Robô (Off-Season) 

Informação: Fiema

0 comentários:

Postar um comentário