quinta-feira, 19 de agosto de 2021

A Área de Proteção Ambiental (APA) do Maracanã foi criada através do Decreto Estadual nº 12.103, de outubro de 1991, e é considerada uma Unidade de Uso Sustentável na categoria de Área de Proteção Ambiental, conforme o Sistema Estadual de Unidades de Conservação (SEUC), Lei Ordinária Nº 9.413, de 13 de julho de 2011. Seu objetivo é disciplinar o uso e a ocupação da região, a exploração dos recursos naturais, a integridade biológica das espécies e os padrões de qualidade das águas na região. 

Localizada na Ilha de São Luís, a 25 quilômetros do centro da capital, no Distrito Industrial, a unidade de conservação possui uma área de 1.831 hectares e abrange nove comunidades da zona rural de São Luís, envolvendo a bacia do Bacanga e a microbacia do rio Maracanã. Ela engloba as localidades do Maracanã, parte da Vila de Maracanã, Vila Sarney, Vila Esperança e Rio Grande. Na Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), o setor responsável por essa APA é a Superintendência de Biodiversidade e Áreas Protegidas (SBAP). 

A APA do Maracanã possui rica diversidade de fauna e flora, composta principalmente por várias espécies de aves e peixes, além de espécies de árvores frutíferas, leguminosas e gramíneas, e vegetação de várzea, dando destaque ao buriti e a juçara, que, por sua vez, tem grande importância para a comunidade local, sendo há mais de 35 anos o símbolo principal da festa tradicional da região, a Festa da Juçara no Parque da Juçara no Maracanã. 

Além disso, a APA do Maracanã abriga as nascentes do rio da Prata, afluente do rio Batatã (que pertence à Bacia Hidrográfica do rio Bacanga), e que contribui para a formação da Represa do Batatã, um dos principais mananciais para o abastecimento urbano da cidade de São Luís. Ela é também cortada pelo rio Maracanã e pelo rio Grande.

Informação: Sema.MA 

0 comentários:

Postar um comentário