quarta-feira, 11 de agosto de 2021

SÃO LUÍS - A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) — em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) — realiza no próximo dia 17 de agosto, às 16h, o “Diálogo Industrial Virtual” que abordará a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no setor empresarial. 

“As conferências online foram planejadas com o objetivo de discutir temas relevantes para o setor industrial e que resultem em melhoria no ambiente das empresas, além de debater as possibilidades de atuação empresarial coletiva a fim de superar possíveis dificuldades enfrentadas”, destaca o superintendente da FIEMA, Cesar Miranda. 

As palestras, com instrutores credenciados pela CNI, têm duração de duas horas e incluirão um bate-papo com os participantes. Até o final do ano, serão realizados cinco diálogos: LGPD-Lei Geral de Proteção de Dados; Futuros dos Negócios: como transformar incertezas em oportunidades de negócios; Sucesso da Crise; Lean 4.0:  a indústria 4.0 e o Lean Manufacturing e Financiamento:  desafios e oportunidades. O Diálogo Industrial já realizou dois webinares (Negociação Coletiva e Gestão Sindical). 

O tema LGPD será ministrado por Rodrigo Meister, ele é pelo mestre em Governança e Sustentabilidade, advogado, engenheiro florestal e de segurança do trabalho, professor da Escola Superior de Advocacia (ESA OAB – PR), da Faculdade da Indústria (PR), e perito judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª região e gestor do Centro de Inovação em Longevidade e Produtividade do SESI Paraná. 

As inscrições são gratuitas, destinadas a empresários industriais de qualquer porte, e podem ser feitas gratuitamente pelo site da FIEMA: www.fiema.org.br

LGPD - A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), criada no final de 2018, entrou em vigor em setembro de 2020. Em agosto deste ano, a possibilidade de punições para quem violar a lei começou a valer. Baseada no Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (GRPD, na sigla em inglês) da União Europeia, a lei brasileira adequa o processamento de informações pessoais no país.  

A LGPD visa proteger os direitos de liberdade e de privacidade, criando normas a serem seguidas por empresas e governos para a coleta e o tratamento de dados pessoais (como nome, CPF, endereço) e de dados sensíveis.   

Informação: Fiema

0 comentários:

Postar um comentário