quinta-feira, 19 de agosto de 2021

 Assinatura aconteceu na Casa da Indústria 


SÃO LUÍS – Ocorreu na manhã desta quinta (18/8), na Casa da Indústria Albano Franco, a assinatura do termo de cooperação entre a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) e a empresa New Hope e New Hope Ecotech Negócios Sociais e Gestão Empresarial LTDA (Eureciclo) que tem como objetivo conscientizar, orientar e fornecer subsídios as industrias maranhenses para implementação e operacionalização de projeto de logística reversa de embalagens no Estado do Maranhão.  

A ação foi realizada pela FIEMA por meio do Conselho Temático de Meio Ambiente, e conduzida pelo presidente do Conselho e vice-presidente executivo da federação, Benedito Bezerra Mendes. 

“Essa ação é importante porque tanto a parte de zoneamento, quanto a parte de implementação da política pública de resíduos sólidos cooperação técnica de resíduos sólidos tiveram uma evolução muito grande por parte dos órgãos de comando e controle da prefeitura de São Luís e governo do estado do Maranhão. Já contribuímos para a lei que regulamenta essa questão por meio de diversas reuniões e seminários de conscientização e vai dar segurança e estabelecimento das bases para seguridade a esse trabalho que estamos fazendo aqui hoje. Esse convênio traz a fortaleza do projeto, ele traz a certeza que esse projeto será realizado no Maranhão” de forma planejada e organizada, com as devidas cautelas e acordos setoriais, disse Benedito Mendes.  

A Eureciclo certifica a logística reversa de embalagens pós-consumo de empresas de todo o Brasil, por meio de uma plataforma de tecnologia que rastreia os dados da cadeia de reciclagem e confere consistência e escalabilidade ao processo, fornecendo para a indústria certificados de reciclagem robustos e transparentes. Para isso, utiliza o modelo de compensação ambiental, que consiste em garantir que uma massa de resíduos equivalente as embalagens que uma empresa coloca no mercado foi destinada à reciclagem, em parceria com as recicladoras e catadores.  

A homologação de seus operadores parceiros é um dos postos-chave de sua operação, uma vez que promove a formalização e o desenvolvimento do setor e os torna aptos a receberem os investimentos provenientes das empresas que buscam a adequação à Política Nacional de Resíduos Sólidos. A empresa rastreia o resíduo após o uso do consumidor desde o seu descarte até a efetiva reinserção no ciclo produtivo. Apoiamos as empresas a atingirem suas metas de reciclagem e remuneramos os atores da reciclagem.  

“Nós, da Eureciclo, agradecemos a FIEMA e o Conselho, por tratar com tanta sensibilidade esse tema. Essa parceria com a FIEMA oficializa a cooperação mútua para desenvolvimento da logística reversa no Maranhão. A ideia é crescermos cada vez mais, junto com a FIEMA, para fomentar a cadeia da reciclagem, garantindo o cumprindo as metas estabelecidas à indústria com a maior segurança jurídica e contando com o uso de tecnologia e, assim, gerando, cada vez mais, impacto positivo no meio ambiente”, disse Victória Rocha Castro, Jurídico e Relações Institucionais da empresa.  

O advogado e consultor do Conselho de Meio Ambiente, Antônio Fernandes frisou que a assinatura foi de grande importância para a FIEMA, haja vista que a entidade tem como missão alertar todos os Sindicatos Industriais filiados para que tomem consciência das obrigações relativas as leis de resíduos sólidos. “As empresas precisar se preparar e se planejar para que elas possam cumprir eficientemente o que determina a legislação com certa antecedência e não sejam pegas de surpresa e sejam penalizadas”, disse Fernandes.  

Participaram também da reunião, o superintendente da FIEMA, César Miranda, a vice-presidente do Conselho Temático de Meio Ambiente, Leonor de Carvalho, o 1° secretário da FIEMA, Pedro Robson Holanda, Geraldo Siqueira, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Cristiane Guedelha, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, além de diretores da FIEMA, membros do conselho de Meio Ambiente, presidentes de sindicatos e convidados. 

Informação: Fiema

0 comentários:

Postar um comentário