segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Secretário de Turismo do Maranhão, Catulé Júnior, acompanhou o governador Flávio Dino e comitiva na entrega e autorização de novos investimentos em turismo, infraestrutura e habitação. Essas foram as pautas centrais da agenda do governo neste sábado (28) nas cidades de Barreirinhas e Araioses.

A SETUR entregou em Araioses a obra de revitalização da Avenida Beira Rio da Conceição. “A beira rio está completamente pavimentada com pintura e modernização de pontos de iluminação além da inserção de guarda-corpos por toda a margem. A revitalização da rua Dr Paulo Ramos faz parte do programa Destino Lencois e Delta que tem investido 20 milhões de reais em obras e ações para o fortalecimento do turismo maranhense” explicou o gestor estadual do turismo, Catulé Júnior.

Orçada em R$ 1,3 milhão, a recuperação da Beira Rio de Araioses promete estimular a atração de turistas para o município, uma das cidades que integram o chamado Delta das Américas, que envolve a região sob influência do Delta do Rio Parnaíba. 

“Araioses é uma cidade muito importante aqui da região do Delta. Nós temos aqui já muitos benefícios implantados em todas as áreas, na infraestrutura, temos o Restaurante Popular, implantamos unidade do Viva/Procon aqui, já pavimentamos várias ruas, estradas e hoje estamos ampliando esse trabalho. Inauguramos a Beira Rio, uma paisagem realmente belíssima, recomendo a todas e todos que visitem Araioses, conheçam o Delta”, destaca o governador. 

Para Jainara Araújo, dona de salão em frente à Beira Rio, a obra já garantiu melhoria nas vendas com a valorização da região. 

“Eu me mudei para cá recentemente e essa obra da Beira Rio valorizou muito meu espaço, atraiu muito cliente para o meu salão, inclusive é uma obra muito prestigiada pelos turistas”, conta a microempreendedora. 

Bernardo Lima, pescador que mora no povoado Gado Bravo, em Araioses, também comemorou a obra da Beira Rio da Conceição. 

“Sou filho de Araioses e estou achando bonita a obra, valorizou a nossa cidade. Eu só tenho a agradecer às pessoas que tiveram esse esforço. É nosso direito ter a nossa cidade melhor”, frisou o pescador. 

Farol em Barreirinhas

Farol Preguiças, localizado em Mandacaru, povoado do município de Barreirinhas, é cartão-postal na região e ponto turístico para quem faz a rota da chamada Região das Areias, o Farol Preguiças foi amplamente revitalizado pela gestão estadual com apoio da Marinha do Brasil. 

Além de aprimorar a experiência turística, a revitalização influencia diretamente na geração de emprego e renda para a população do povoado, que vive de pesca, artesanato e turismo, como detalhou o Capitão de Mar e Guerra, Alekson Porto, capitão dos Portos do Maranhão. 

“Aqui o povoado Mandacaru necessita muito dessa demanda turística que gira em torno do Farol. Cuidar do Farol não remete só à segurança da navegação com relação à sinalização náutica, mas também em fomentar a questão do turismo. É uma reforma que abrilhanta o povoado de Mandacaru”, avalia o militar.

 

Em seguida, Flávio Dino anunciou outras novidades para o turismo na região:  a pavimentação no povoado de Mandacaru e o início das obras de construção da Ponte sobre o Rio Preguiças, interligando por via rodoviária, Barreirinhas ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. 

A agenda em Barreirinhas foi marcada pela assinatura da ordem de serviço para a construção da Ponte sobre o Rio Preguiças.

“Hoje vamos dar início a outro grande projeto, que é a melhoria do acesso ao Parque Nacional com a construção da ponte. Nós sabemos que a balsa presta esse serviço. Eu mesmo já fiquei ali duas horas e meia para fazer a travessia na balsa, e isso, naturalmente diminui a rentabilidade dos operadores do turismo, porque ficam ali parados. Hoje anunciamos um investimento de R$ 25 milhões, que é esta ponte, para que com isso o Parque Nacional seja mais acessível a todas as famílias, aos idosos, às pessoas com deficiência e crianças. E comandando e sendo o ápice disso tudo, como a referência, como a luz que autenticamente ilumina, baliza e atrai, está aqui hoje o Farol do povoado Mandacaru recuperado”, disse o governador. 

Informação: Turismo.MA

0 comentários:

Postar um comentário