segunda-feira, 16 de agosto de 2021

Ministro Gilson Machado Neto pediu à equipe técnica prioridade para alinhamento de ações

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, recebeu, nesta segunda-feira (19.08), o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Geraldo Melo Filho; e o superintendente do Incra no Rio Grande do Norte, Marcelo Augusto de Oliveira Gurgel, para alinhar ações turísticas em assentamentos rurais. Participaram ainda da agenda a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Larissa Peixoto; e o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França.

Durante a reunião o ministro Gilson Machado Neto conheceu o projeto “Pra Tu”, que tem, dentre seus objetivos, recuperar prédios históricos no Rio Grande do Norte e utilizá-los para atividades turísticas. A iniciativa é uma parceria entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e o Incra para o desenvolvimento de uma central de abastecimento e comercialização de produtos originários de assentamentos rurais. De acordo com o IFRN, devido à sua localização estratégica no estado, o projeto também se destacará como um ponto turístico.

Para Machado Neto, esse tipo de atividade é muito importante já que vai recuperar prédios históricos e, ao mesmo tempo, valorizar a cultura local e privilegiar a produção de alimentos por parte dos assentamentos. “Otimizar o turismo de base comunitária em assentamentos é uma de nossas bandeiras no MTur. Queremos apoiar esse programa e, depois, levar esse modelo para todo o Brasil”, disse o ministro.

Após o encontro, o ministro solicitou às equipes técnicas do MTur, da Secretaria Especial da Cultura (Secult) e do Iphan que preparem um estudo para analisar as possibilidades de estruturar o projeto de turismo de base comunitária no país.

Informação: Ministério do Turismo

0 comentários:

Postar um comentário