quarta-feira, 25 de agosto de 2021

O ator maranhense Al Danúzio dá vida a Miranda Osório, um militar cujo papel é determinante em uma das mais importantes lutas pela independência no Brasil.

Por Raíza Carvalho

Fotos: César Vieira

O ator Al Danúzio vive o militar Miranda Osório em Jenipapo, série histórica. Fotografia de César Vieira.

Pela segunda vez, o ator Al Danúzio marcará presença na programação da TV piauiense. Dessa vez, representando um personagem importante na história do estado e do país. Ele dá vida à Miranda Osório, um militar que veio a se tornar governador da província do Piauí e cuja participação foi determinante na Batalha de Jenipapo. A história da luta pela emancipação de Portugal, pouco conhecida fora do Piauí, é o plot da série ‘Jenipapo – a fronteira da independência’. Danúzio já é rosto conhecido no Piauí pela apresentação do especial ‘Pela costa do Delta’, no ar desde 2019 pelo Travel Box Brazil e Canal Off.

Durante o mês de julho, o ator esteve isolado junto à equipe da série em Parnaíba (PI), onde foram realizadas grande parte das gravações. Sob o comando do diretor Alexandre Mello e Chico Rasta, um elenco diverso e profundamente nordestino. São 12 atores do Piauí, tais como Igor Medeiros, Ricco Lima, Amauri Jucá e Ana Alice Aguiar; 8 atores do Maranhão – Áurea Maranhão, Luan Paiva, Tiago Andrade, Lucas Diniz e outros, além de Danúzio. Nomes nacionais como Adriano Garib (Bom dia, Veronica/Netflix, Tropa de Elite 2) e Vandré Silveira (A Dona do Pedaço/Globo, Jesus/Record) completam o elenco da série, que leva o selo da Framme, produtora cujos 25 anos são marcados pela qualidade.

Um homem de força que também esconde segredos, este é Miranda Osório. Fotografia de César Vieira.

Frequentemente esquecida nos livros de história, ‘Jenipapo’ marca uma das batalhas mais sangrentas ocorridas no Brasil. Pouco mais de um mês após o Grito da independência de Dom Pedro I (1822), a coroa portuguesa manifestou um ato de resistência e tentou, por força, impor seu domínio da região ao norte do Brasil.  A reação brasileira veio. Rebeldes do Piauí, Ceará e Maranhão lutaram pela independência sem soldados – apenas gente comum – contra o exército bem armado de Portugal.

A história, quase desconhecida no Maranhão, faz parte da tradição oral piauiense e é relembrada em eventos e celebrações no estado.  Ocorreu no Rio Jenipapo, próximo a Campo Maior. Na criação coletiva de Jenipapo, os detalhes dessa história são ficcionados. “As histórias sobre Jenipapo são contadas de pai pra filho, muito pela tradição oral. O Alexandre (diretor) conheceu isso na família dele e foi uma das motivações para a série”, conta Al Danúzio.

O ator esclarece: “A série Jenipapo retrata a visão dos brasileiros que encabeçaram essa reação aos portugueses”, diz Danúzio cuja formação no ofício veio da New York Film Academy (EUA).  A série tem um peso especial para o ator, que decidiu voltar dos EUA porque sentia a necessidade de representar o Brasil como artista. “Eu voltei para o Brasil por isso. Para contar as NOSSAS histórias”, destaca. A produção será exibida pela TV Cidade Verde e está em fase de negociação com a Amazon.

O projeto foi interrompido em 2020 pelos efeitos da Covid 19 e retomado em 2021, que permitiu à produção repaginar a série. Danúzio fora dirigido anteriormente por Mello em ‘Amor dos outros’, produção de 2019 gravada inteiramente em um famoso motel de São Luís, ainda sem data de estreia.

PREPARAÇÃO PARA LUTA

O figurinista Luti Barteix dá o toque final no figurino de Miranda Osório. Fotografia de César Vieira.

Na função de militar, Miranda Osório foi um dos revolucionários responsáveis por transformar camponeses, fazendeiros e escravos em guerreiros. Não era um soldado qualquer. Tampouco podia ser o ator intérprete da personagem, que passou por intenso treinamento para as inúmeras cenas de luta. “Trabalhamos muito a força no pulso, a espada é bem pesada. Mas é na base dos pés a segurança para a defesa, além de força para o ataque. O grande segredo está nos pés”, explica Danúzio, que teve longas aulas de lutas cênicas com o Igor Medeiros, colega de elenco, e Derkian Costa, mestre em kung fu. Ambos assinam a preparação e coreografia das lutas da série. “No fim das contas, é uma grande dança em prol de sobreviver”, finaliza Danúzio.

CARREIRA

Igor Medeiros e Al Danúzio em aula de lutas com espadas. Fotografia de César Vieira.

Danúzio é um dos nomes por trás do filme ‘Aquarela’, curta-metragem em que assina roteiro e produção. Na trama, Al vive um um prisioneiro forçado a aceitar que sua esposa fosse abusada sexualmente. O curta ganhou dois Kikitos no 46 Festival de Cinema de Gramado e grande repercussão na cena maranhense.  

Para o ator, os trabalhos em frente às câmeras estão longe de ter uma trégua. Danúzio está confirmado no elenco da produção Arcanos, filme a ser gravado em São Luís em setembro, com a presença da ilustre Lília Cabral e produção de Joaquim Haickel.

O diretor da série Alexandre Mello e Al Danúzio interagindo nos bastidores. Fotografia de César Vieira.

‘Pela costa do Delta’ é outro feito a ser mencionado. Em 2019, Danúzio entrevistou moradores em quatro localidades do Piauí, aprofundando em detalhes sobre sua vida e cultura, O ator conversou e interagiu com gente da Ilha Grande, Parnaíba, Luís Correa e Cajueiro da Praia, experiência registrada em quatro episódios.

Ainda nos Estados Unidos, em Al também ganhou melhor ator no Brazilian International Press Awards 2016, o mais importante prêmio que um imigrante brasileiro pode receber nos Estados Unidos, indicado pela ABI Inter (Associação Brasileira Internacional de Imprensa) e escolhido pelo público. Mais sobre ele no www.imdb.me/aldanuzio

CURIOSIDADES de JENIPAPO

A série foi gravada na cidade Parnaíba e arredores, terras originalmente dominadas pelos revolucionários da nossa série. No site da produtora, você pode observar detalhes sobre o elenco e a cronologia histórica da primeira temporada. Acesse: framme.com.br/novosite/jenipapo.

Informação: Assessoria de Comunicação

0 comentários:

Postar um comentário