segunda-feira, 23 de agosto de 2021

O município de Viana, na Baixada Maranhense, recebe esta semana, entre 23 e 26 de agosto, a equipe do Projeto "Amo, Poeta e Cantador: Murais da Memória pelo Maranhão". Nestes dias, o artista plástico Gil Leros, com o uso da técnica do Graffiti, produzirá mais um grande mural da memória, dessa vez para homenagear o fundador do Bumba meu Boi Nossa União de São Cristóvão de Viana: Diomar Leite.

De sotaque de Matraca da Baixada, o Boi "Nossa União" de São Cristóvão possui, oficialmente, cerca de 30 anos de história, tendo sido fundado por Diomar Leite no início da década de 1990. Mas, na realidade, estudos e pesquisas mostram que a brincadeira é centenária, datando do início do século XX, sendo parte importante dos costumes e tradições da comunidade São Cristóvão.

A brincadeira ficou paralisada por alguns anos, mas ressurgiu, com força total, sob a liderança do falecido Diomar Leite. Ele é, para muitos, 'um grande mestre da cultura popular do Maranhão', como declara o também mestre José Manoel Sousa, o popular 'Baeco', amigo pessoal de Diomar Leite, e que esteve com ele à frente do Boi "Nossa União" por muitos anos. "Diomar é mestre dos mestres. Grande organizador e dirigente do Boi Nossa União de São Cristóvão", fala entusiasmado o 'Baeco'.

Com o falecimento de Diomar, 'Baeco' assumiu o comando do Boi. Mas, problemas de saúde o obrigaram a passar a direção do Boi Nossa União para a sua afilhada Ana Selma. Ele, contudo, está sempre presente, todos os anos, nas brincadeiras.

O povoado São Cristóvão nasceu à margem leste do lago de Maracaçumé, onde exitia, até o final do século XIX, um engenho de açúcar, e fica distante cerca de 50 quilômetros do Centro de Viana. Esta, é uma cidade pequena, de pouco mais de 52 mil habitantes (dados do IBGE de 2019), fundada em 08 de julho de 1757. Viana tem, portanto, 264 anos.

De São Luís, capital, para Viana, na Baixada Maranhense, são cerca de 220 quilômetros por terra, utilizando-se as BRs 135 e 222. São aproximadamente quatro horas de viagem, passando por vários municípios maranhenses, entre eles Santa Rita, Miranda do Norte e Vitória do Merim.

O Boi Nossa União de São Cristóvão, de sotaque Matraca da Baixada, é composto atualmente de 150 brincantes. Traz em suas fileiras o patrão, o amo, pai Francisco, mãe Catirina, cazumbas, índias, caboclos de pena, burrinhas, cacique rolador do boi, carregadeira de santo, bailantes homens, bailantes mulheres e vaqueiros. O ritmo da música é mais lento do que o de sotaque de Matraca da Ilha. Mas, os instrumentos usados também são as matracas e os pandeirões. Esses têm um tamanho menor do que os de sotaque da ilha.

A construção de grandes 'Murais da Memória', e também de um documentário, em homenagem a personalidades que marcaram a história do Bumba meu Boi do Maranhão é uma idealização do artista plástico Gil Leros em parceria com o Bumba Boi da Floresta de Apolônio Melônio, e conta com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Benfeitoria e do SITAWI Finanças do Bem.

SERVIÇO

Mural da Memória fará homenagem a Diomar Leite, fundador do Boi Nossa União de São Cristóvão, no município de Viana

QUANDO: 23 a 26 de agosto de 2021

ONDE: Escola Municipal U.E. Zilda Dias, no Centro de Viana.

Informação: Assessoria de Comunicação

7 comentários:

  1. Estou emocionada, Diomar Leite é meu Padrinho de Batismo,grande amigo do meu pai João Azevedo Miranda, ambos no mundo espiritual. E a data de 08/07 é a mesma do meu aniversário.
    Parabéns por esta iniciativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pelo Padrinho e pela sua data natalícia. tudo de melhor para você e todos de tua casa

      Excluir
  2. Que posso eu dizer como filho? Obrigado, meu pai!
    Muito orgulho do senhor!

    ResponderExcluir
  3. Muito bonito este resgate cultural do Bumba meu Boi. Uma homenagem justa, a quem lutou para enriquecer este patrimônio.

    ResponderExcluir