terça-feira, 10 de agosto de 2021

Reunião aconteceu na Casa da Indústria  

SÃO LUÍS – A diretoria executiva da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) recebeu as visitas nesta terça-feira (dia 10), do Gerente de Construção do Porto São Luís, Thomaz Baker e do assessor jurídico Fabricio Figueiredo. 

A reunião realizada na Casa da Indústria foi comandada pelos vice-presidentes executivos da FIEMA, Fábio Nahuz e Celso Gonçalo, também presidente do Conselho Temático de Micro e Pequenas Empresas da entidade; do superintendente da FIEMA, Cesar Miranda; dos diretores da federação, Raimundo Gaspar e José Orlando, do diretor regional do SENAI-MA, Raimundo Arruda, e além do representante do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores da FIEMA, Jailson Sousa.  

Segundo o gerente da construção do Terminal de Uso Privado Porto São Luís S.A, Thomaz Baker, São Luís terá ganhará um porto ainda melhor que o projeto inicial. “A construção do Porto São Luís gerará milhares de empregos na fase inicial de construção. São Luís receberá um novo Porto que tem um projeto melhor e mais eficaz que o projeto inicial”, disse Baker.  

De acordo com Thomaz Baker o porto deverá ter capacidade de movimentação de cerca de dez milhões de toneladas por ano; distribuídos em sete milhões de soja e milho, 1,5 milhão de fertilizantes, 1,5 milhão de carga geral e 1, 8 milhão de metros cúbicos de derivados de petróleo. 

Baker ressaltou que o Porto São Luís é estratégico e vital para o desenvolvimento do estado. Ele justificou que o atraso nas obras do porto ocorreu por diversos fatores que são comuns em projetos complexos como a burocracia na obtenção de licenças, questões fundiárias, autorizações e permissões junto aos órgãos públicos nas diversas esferas de governo, alterações cambiais entre outras. 

Ele também citou algumas ações do Porto como a construção de uma escola, uma delegacia de Polícia Civil e uma unidade da Polícia Militar, no Km 7 da BR135 na Vila Maranhão.  

EMPRESA LOCAL - Os diretores da FIEMA foram unânimes em destacar a necessidade de parceria entre as entidades do Sistema FIEMA(SESI/SENAI) e do Sistema no Maranhão para a qualificação profissional da mão de obra local e a importância de contratação das empresas maranhenses para a obra e áreas afins ao projeto portuário.  

“Precisamos utilizar a mão de obra local e as empresas maranhenses nesse grande projeto. Estamos à disposição para atender as demandas do Porto e ser um parceiro!”, destacou o superintendente da FIEMA, Cesar Miranda.  

“Temos o PDF e já realizamos rodada de negócios com empresas maranhenses de todos os portes e o Porto e isso gerou uma expectativa que precisa ser retomada”, destacou o vice-presidente executivo da FIEMA, Celso Gonçalo. 

O vice-presidente executivo da FIEMA e presidente do Sinduscon-MA, Fábio Nahuz falou sobre a possibilidade de reativação do projeto Comunidade Ativa e da importância da participação das empresas locais na obra. 

"Temos empresas maranhenses com expertise em grandes obras e quem podem atuar no Porto São Luís. Somos parceiros desde o início desse grande empreendimento e queremos somar com o desenvolvimento e o crescimento econômico do Maranhão", destacou o presidente do Sinduscon e vice-presidente executivo da FIEMA, Fábio Nahuz 

Sobre o ‘Comunidade Ativa’, Nahuz destacou a realização dos atendimentos oftalmológicos gratuitos na Unidade Móvel de Oftalmologia do Serviço Social da Indústria do Maranhão (SESI-MA), e os cursos de qualificação ministrados pelo SENAI-MA.  

Informação: Fiema

0 comentários:

Postar um comentário