sexta-feira, 27 de agosto de 2021




Uma edição especial da Feirinha São Luís no Cohatrac, nesta quinta-feira (26), na Praça Nossa Senhora de Nazaré, marcou o aniversário de 43 anos do bairro. O evento contou com a presença do prefeito Eduardo Braide, que aproveitou a ocasião para cumprimentar os moradores pela data e reforçar o compromisso de continuar trabalhando para atender a cada uma das demandas locais, a fim de contribuir para o contínuo desenvolvimento da região, uma das mais populosas da cidade. 

“Estou muito feliz de poder comemorar essa data tão importante para o Cohatrac junto de seus moradores, bairro com grande potencial para o desenvolvimento e que tem crescido bastante nos últimos anos. É bom estar aqui nesta data não só para parabenizar os moradores por mais esse aniversário, mas, principalmente, para reafirmar o meu compromisso de trabalhar todos os dias para fazer do Cohatrac e de toda São Luís lugares melhores para se viver”, destacou o prefeito Eduardo Braide, acompanhado da primeira-dama, Graziela Braide, e da vice-prefeita Esmênia Miranda e seu esposo, Sandro Araújo.

O evento especial que levou a Feirinha São Luís para o bairro integrou a programação cultural organizada pela vereadora Silvana Noely (PTB), também moradora do Cohatrac.

“É muito bom contar com a parceria do prefeito Eduardo Braide para a realização dessa semana de ações pensada para comemorar o aniversário de 43 anos do Cohatrac, lugar que tanto amo e em que moro desde 1993. Tudo o que está sendo realizado foi pensado para homenagear todos os que moram nessa região tão importante de São Luís, que tem desenvolvido bastante e por quem trabalharei muito nos próximos anos para se desenvolver ainda mais”, destacou. 

Além da Feirinha São Luís como atração cultural, projeto que é coordenado pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), e da banda da Guarda Municipal, a Prefeitura de São Luís também colaborou com a oferta de serviços básicos no início da semana. Por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), moradores do Cohatrac tiveram acesso à testagem para detecção de Covid-19 e, ainda, vacinação para animais domésticos, entre outros, tudo de forma gratuita. 

Nesta quinta-feira, o prefeito Eduardo Braide também aproveitou para anunciar a reforma da Unidade de Educação Básica (U.E.B) Primavera, localizada na região do Cohatrac. Trata-se de uma demanda antiga dos moradores e que já estava no cronograma de obras da Prefeitura de São Luís, que vem estruturando toda a sua rede municipal de ensino para o retorno gradual e seguro das aulas. A reforma deve ser iniciada já nos primeiros dias do mês de setembro, garantiu o prefeito aos moradores que prestigiaram a programação festiva. 

“A gestão do prefeito Eduardo Braide tem sido muito sensível às demandas das comunidades, solucionando prontamente a cada uma delas. O Cohatrac é um bairro importante para São Luís e que, como todos os outros, continuará recebendo grandes investimentos da Prefeitura de São Luís para que se torne ainda melhor para se viver”, garantiu a vice-prefeita Esmênia Miranda, que residiu no bairro por 12 anos.

O secretário-adjunto de Comunicação e morador do Cohatrac, Igor Almeida, destacou que é missão da Prefeitura de São Luís estar cada vez mais próxima das comunidades.

“O Cohatrac é um bairro diferenciado porque agrega todos os valores que uma comunidade precisa ter. Agrega fé, economia, turismo, turismo religioso, o sentido real de se viver em comunidade, e a gestão do prefeito Eduardo Braide preza muito por isso. O Cohatrac está de parabéns e tudo o que a gente deseja, inclusive eu que nasci aqui, é muito mais anos de desenvolvimento”, afirmou o secretário.

Moradores prestigiam a Feirinha São Luís 

Primeira vez fora do Centro de São Luís, a Feirinha proporcionou bons momentos aos moradores durante a comemoração dos 43 anos do Cohatrac. A apresentação da Banda da Guarda Municipal, com um repertório de sucessos, encantou o público presente na solenidade.

A aposentada Maria de Nazaré Sousa, de 69 anos, aprovou a iniciativa. “O Cohatrac está de parabéns e a Feirinha veio para que pudéssemos comemorar esse momento com muita coisa boa, desde a comida aos outros produtos de cada barraquinha”, disse. 

A auxiliar de serviços gerais Luiza Nascimento, de 32 anos, também parabenizou o bairro onde cresceu e elogiou a programação de aniversário do bairro.

“O Cohatrac está no meu coração. Nasci e cresci aqui. Fico feliz de ver o tempo passando e o bairro se desenvolvendo cada vez mais, e esse é o motivo mais importante da nossa comemoração, com esse momento de tanta festa e tanta coisa boa trazida pela vereadora Silvana Noely e pelo prefeito Eduardo Braide”, ressaltou. 

Todos usavam máscara de proteção durante a edição especial da Feirinha São Luís no Cohatrac. Bombeiros civis e guardas municipais da Prefeitura de São Luís fizeram a segurança do evento que contou, ainda, com a presença do titular da Semapa, Liviomar Macatrão e seu adjunto, Dilmar Araújo; e do secretário municipal de Trânsito e Transportes, Cláudio Ribeiro.

Saiba mais 

Surgido e nomeado a partir da Cooperativa Habitacional dos Trabalhadores do Comércio, o Cohatrac começou a ser construído entre 1974 e 1977. O primeiro conjunto habitacional, o Cohatrac I, foi concluído em 1978. Na época, o local continha 875 unidades habitacionais com uma população estimada em aproximadamente 2.625 habitantes. 

Com o passar dos anos, as outras partes integrantes do Cohatrac foram sendo concluídas e ocupadas. Os Cohatrac II e III foram entregues entre 1981 e 1983 e o Cohatrac IV (a parte acima do Cohatrac III) foi entregue em meados de 1984.

Informação: Agência São Luís 

0 comentários:

Postar um comentário