terça-feira, 31 de agosto de 2021

As inscrições para o projeto pedagógico cultural Bolsa de Intercâmbio Maria Firmina dos Reis, que encerrariam em 31 de agosto, foram prorrogadas até o dia 20 de setembro.

A bolsa é destinada uma estudante do município de Guimarães para realizar intercâmbio cultural de seis meses em Córdoba, na Argentina. O município maranhense, por sua vez, receberá um (a) estudante da Argentina para intercâmbio cultural. A proposta é que ambos os intercambistas sejam embaixadores de suas culturas nos países receptivos.

A seleção será feita por meio de um concurso de redação sobre Maria Firmina dos Reis. O projeto da bolsa de intercâmbio é uma iniciativa da Via Mundo e da agência argentina EduQuality, atendendo as diretrizes de Responsabilidade Social. O objetivo é resgatar, preservar e visibilizar a vida e obra da primeira romancista brasileira, a poeta maranhense.

“Este projeto envolve cultura, intercâmbio cultura, literatura e turismo, beneficiando uma estudante quilombola do município de Guimarães onde viveu Maria Firmina dos Reis. Uma mulher à frente do seu tempo que escreveu o nome do Maranhão nas páginas da literatura brasileira”, explica o diretor da Via Mundo, Antônio Bacelar Júnior.

São parceiros do projeto o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Educação, e a Prefeitura Municipal de Guimarães, por meio das Secretarias Municipais de Educação e de Turismo e Cultura.

O empresário argentino Marcelo Cuestas, da EduQuality, destaca que a iniciativa contempla as duas cidades. “Será muito importante termos essa troca entre as duas culturas que envolvem a força da mulher na conquista dos seus direitos”, diz, o parceiro argentino.

O secretário de Turismo e Cultura de Guimarães, Antônio Marcos, também destaca o benefício para a estudante e para a valorização da cultura de Guimarães. “O projeto integra educação e cultura e desperta nos nossos jovens o sentimento de pertencimento de sua história”, disse.  Como educadora, Maria Firmina, fundou uma escola mista (para meninos e meninas) no Maranhão, a primeira do estado e uma das primeiras do país, no início da década de 1880. 

Inscrições

Podem participar estudantes matriculadas no Ensino Médio da rede pública da cidade de Guimarães, onde Maria Firmina dos Reis viveu e contribuiu para a educação, literatura e história da cidade.  A obra de Maria Firmina dos Reis, além de ser reconhecida internacionalmente, resiste ao tempo e precisa seguir influenciando e inspirando novas gerações.

A escolha da aluna quilombola será por etapas e por meio de concurso de Redação. As inscrições podem ser feitas no link  http://www.viamundo.net/pt/estudar/projeto-maria-firmina-dos-reis.

Para se candidatar, a aluna deve: autodeclarar-se negra; ser estudante da rede pública de ensino de Guimarães; cursar o Ensino Médio no ano de 2021; ser residente de uma das comunidades quilombolas integrantes do município de Guimarães; não ter tido experiências de viagem internacional de qualquer natureza.

Entre os perfis que deverão ser selecionados, importante a candidata demonstrar maturidade, flexibilidade, disciplina, responsabilidade, disposição para se adaptar a uma nova cultura.

O concurso terá cinco etapas. Na ficha de inscrição, as candidatas terão que responder informações pessoais e anexar documentos e exames médicos. A partir da terceira etapa, a avaliação será feita por meio de trabalhos apresentados sobre a vida e obra de aria Firmina dos Reis. Na etapa subsequente, as candidatas deverão gravar um vídeo falando um pouco de si e de sua vida e sobre Maria Firmina dos Reis. Uma banca examinadora, formada pelos parceiros do projeto, indicará a grande finalista. A previsão é que até o dia 24 de setembro, seja conhecida essa representante da cultura maranhense que vivenciará a experiência em Córdoba.

A Bolsa Maria Firmina inclui: retirada do passaporte; passagem aérea; seguro Viagem e Saúde; bolsa manutenção - Valor mensal que a candidata precisa ter para suas despesas pessoais; orientação de Boas-Vindas na chegada à Argentina, com introdução à cultura argentina + Atividades e Excursões + City tour em Córdoba; colocação em casa de família anfitriã argentina, com refeições básicas incluídas; matrícula em escola de Ensino Médio (High School) na Argentina; suporte do Escritório Central e de um (a) Coordenador(a) Local da EDUQuality Argentina durante todo o período do Programa, com telefone de emergência 24 horas; suporte da Equipe Via Mundo antes, durante e depois do Programa e reuniões de orientação antes e após o embarque para estudantes e pais/responsáveis na Via Mundo.

Informação: Inspirar Inovação e Comunicação

0 comentários:

Postar um comentário