terça-feira, 24 de agosto de 2021

Com o lançamento do Cidade Empreendedora, Paço do Lumiar já está recebendo soluções para dinamizar o turismo, aprimorar a gestão pública, criar política de compras governamentais e na área de desburocratização.

Prefeita Maria Paula Azevedo, de Paço do Lumiar, destaca parceria com o Sebrae como estratégia para o desenvolvimento local e diz que desenvolvimento deve aliar geração de empregos, oportunidades e valorização do empreendedor local.

Fruto de parceria entre Sebrae Maranhão e Prefeitura, o município de Paço do Lumiar, localizado na região metropolitana de São Luís/MA, já iniciou as ações do programa Cidade Empreendedora. Um amplo conjunto de soluções contratadas junto ao Sebrae e focadas na promoção do desenvolvimento territorial já começou a ser executado, privilegiando ações estruturantes e de impacto na base econômica do município, mas incluindo também intervenções focadas no aprimoramento da própria gestão municipal, de incentivo ao empreendedorismo e que concorram para a geração de desenvolvimento local e fortalecendo os pequenos negócios.

Com o lançamento oficial do programa no município, realizado na primeira quinzena do mês, em solenidade no auditório do IESF, Campus Maiobão, o Sebrae já deu início à execução das ações contratadas, realizando, por exemplo, consultorias para a elaboração do Inventário Turístico, instrumento que vai trazer as diretrizes para ações de turismo no município, diversificando a oferta turística e a criação de novos roteiros.

“Além disso, estamos com as consultorias na área de Compras Governamentais, com um diagnóstico inicial que vai permitir levantar a capacidade de compras do município e estruturar uma política local para as compras públicas. Também foram iniciadas as consultorias no eixo desburocratização, focadas na adequação do município à Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas”, pontua Marina Lavareda, gestora do Sebrae para o Cidade Empreendedora na Região Metropolitana, sinalizando que a Sala do Empreendedor de Paço do Lumiar também está prestes a ser inaugurada.

“O espaço, que é de responsabilidade da Prefeitura Municipal, em parceria com o Sebrae, vai ajudar a dinamizar as ações locais de atendimento e orientação ao empreendedor e aos pequenos negócios, atuando no fomento ao empreendedorismo, na capacitação, na formalização de empreendimentos e com ações que possam ajudar a dinamizar a base econômica de Paço do Lumiar”, informa a gestora.

Cidade Empreendedora

Entrega de Soluções do Cidade Empreendedora à prefeita de Paço do Lumiar, Maria Paula Azevedo, marca largada da execução do programa no município.

O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae que reúne a gestão pública e pequenos negócios em um ambiente de oportunidades, idealizado para estimular a economia local e desenvolver os municípios. A proposta é promover a transformação econômica, social e cultural das cidades, tendo como base a atuação conjunta do Sebrae e da Prefeitura, por meio de uma série de ferramentas para incentivar o empreendedorismo e apoiar a gestão pública para atuar em favor dos pequenos negócios e do desenvolvimento local.

A diretora de Administração e Finanças do Sebrae estadual, Rachel Miranda Jordão, destacou que o programa Cidade Empreendedora é uma estratégia de desenvolvimento local eficaz que tem trazido mudanças significativas no apoio ao empreendedor e na realidade econômica dos municípios onde está sendo executado.

“Para nós do Sebrae, o desenvolvimento dos municípios é um compromisso com os empreendedores e com as prefeituras das quais somos parceiros e, principalmente, com a missão da nossa empresa, que é o apoio aos pequenos negócios”, analisa a diretora. “Existimos para apoiar os pequenos negócios, tanto no fomento quanto no crescimento destes e com ações que garantam a sustentabilidade dos mesmos. Nesse  sentido, nosso trabalho tem também como foco o fortalecimento da economia local, trabalhando pela melhoria do ambiente de negócios com ações geradoras de um círculo virtuoso do desenvolvimento. É isso com o que nos comprometemos, junto com o poder público municipal, a promover em Paço do Lumiar”, destacou a diretora de Administração e Finanças do Sebrae Maranhão, Rachel Jordão, durante a solenidade de lançamento do Cidade Empreendedora no município.

No evento, a prefeita Maria Paula Azevedo Desterro, ratificou a fala da executiva do Sebrae estadual, pontuando que desenvolvimento gera emprego, oportunidades e faz o dinheiro circular no município. “Essa, inclusive, é uma proposição da nossa administração que, agora, ganha um forte aliado, que é o Sebrae, com o Cidade Empreendedora. Paço do Lumiar está confiante nesta parceria e quer vivenciar o desenvolvimento em suas mais variadas formas e instâncias”, enfatizou a chefe do executivo municipal.  

Presente ao lançamento do programa Cidade Empreendedora em Paço do Lumiar, o representante da classe empresarial local, Cássio Campelo, presidente da Associação  Comercial e Industrial Luminense, felicitou a gestão municipal e o Sebrae pela iniciativa de adesão ao programa Cidade Empreendedora. “Esta é uma proposta que merece o apoio da classe empresarial, principalmente porque vai incentivar a formalização dos empreendedores e trazer benefícios aos luminenses”.

O evento contou ainda com a presença de autoridades e secretários municipais, do gerente regional do Sebrae em São Luís, Mauro Formiga e das equipes de coordenação do Cidade Empreendedora pelo Sebrae e Prefeitura.

Informação: Ascom do Sebrae no Maranhão

0 comentários:

Postar um comentário