sexta-feira, 20 de agosto de 2021

Profissionais do MA e de diversos estados participam do evento on line totalmente gratuito 

CAXIAS - Você sabe o que é cultura maker? Antes de responder a esta pergunta, vamos pensar na seguinte situação: suponha que aqueles livros que você comprou estão ali, jogados pegando poeira, bagunçados, precisando de uma boa prateleira para serem colocados em ordem. O que você faz? Vai na loja e compra ou decide fazer uma prateleira bem criativa, com pallets e pintura? Quando foi a última vez que você criou alguma coisa com as mãos?  

Se sua resposta foi a segunda opção, você está mais adepto à cultura maker do que pensa! O movimento é considerado como uma extensão da filosofia “Do it yourself” – em português, o “Faça-você-mesmo”. Esta cultura moderna tem em sua base a ideia de que pessoas comuns podem construir, consertar, modificar e fabricar os mais diversos tipos de objetos e projetos com suas próprias mãos. 

Essa cultura movimenta o mundo há décadas e, como uma de suas consequências brilhantes está a criação dos computadores domésticos. Para se ter uma ideia, Steve Jobs e Steve Wozniak apresentaram o Apple I pela primeira vez na Homebrew Computer, um Clube dos Computadores Caseiros. Lembra que tudo começou em uma garagem? Pois é! 

As atividades makers podem ser realizadas também com reciclagem de material elétrico e até mesmo com utensílios que se encontra em casa. Assim, as atividades podem ser realizadas tanto em laboratórios com equipamentos tecnológicos como também em salas de aula com uso de materiais simples utilizados no dia a dia. 

A cultura maker, no fundo, trouxe uma nova forma de ser inventor, lembra do desenho animado do professor Pardal? Apropriando-se de ferramentas modernas, como impressoras 3D, placa arduíno, cortadoras a laser e kits de robótica, possibilitou que pessoas comuns, como eu e você, pudessem se tornar criadores de máquinas bem geniais, e o mais bacana do movimento maker é o compartilhamento de tecnologia e informações, na forma de manuais e vídeos disponibilizados graças à internet.  

Cultura maker pode ainda ser resumida pela frase: “vai lá e faça”. É tomar o poder nas mãos, ter coragem e iniciativa para construir o que se quer sem esperar uma situação ideal ou ajuda de alguém.  

Embora a cultura do “fazer” associada à tecnologia tenha surgido nos anos 70 junto com o computador pessoal, o termo maker começou a ser usado com a conotação atual pela revista sobre projetos tecnológicos Make. Criada em 2005 por Dale Dougherty, nos EUA. Em 2006, a publicação organizou a primeira Maker Faire, uma feira que passou a ser ponto de encontro anual de adeptos do movimento em algumas cidades do mundo. 

DOS ESTADOS UNIDOS PARA CAXIAS-MA - O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Caxias com o objetivo de difundir a cultura maker na região, por meio do desenvolvimento de projetos interdisciplinares e estímulo ao potencial criativo visando a aprendizagem criativa e significativa rumo à formação profissional de qualidade promove o congresso Villa Maker.  

O evento acontece de 15 a 17 de setembro de forma híbrida (presencial e online) com apoio do Departamento Regional do SESI e da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA. 

“Nós imaginamos trabalhar o termo Villa Maker a partir de três laboratórios maker que estamos montando dentro da unidade do SENAI e dois laboratórios que teremos no SESI. Essa ideia foi ganhando forma e estrutura, produzimos um projeto que apresentamos a FAPEMA, foi aprovado em 8º lugar entre mil projetos inscritos e começamos a colocar a ideia em prática com o Congresso voltado para a sustentabilidade e a empregabilidade de forma perene em nossas unidades. Entendemos que será um grandioso congresso que realizaremos a partir do CEPT SENAI de Caxias”, destaca Adilson Sousa, gerente do SESI/SENAI de Caxias, coordenador do Congresso, administrador, doutor em Ciências da Educação, mestre em Economia de Empresas e professor da UEMA.  

O Villa Maker consiste em palestras, minicursos, mesas-redondas, mostra de projetos de Inovação, “Mostra Científica” com Chamada pública para submissão de trabalhos, para participação de pesquisadores(as) e o Encontro Maker, que reunirá diversos educadores Makers do Brasil apresentando suas experiências com a cultura criativa. 

SENAI – O SENAI Caxias dispõe de dois laboratórios Maker equipados com computadores, notebooks, Datashow, televisores, impressora 3D, impressora plotter, ferramentas diversas, mobiliário diversos que têm o propósito de serem locais onde se pode “construir quase qualquer  coisa”. “A partir do evento pretende-se estabelecer um novo marco da aprendizagem criativa não  apenas nos cursos/disciplinas da área de tecnologia, mas de todas as áreas do saber, cujas possibilidades, técnicas e exemplos serão apresentados nas diversas atividades do evento”, destaca o instrutor do SENAI e vice-coordenador do congresso”, Jefferson Greiki da Silva Oliveira. 

Para 2021 planejou-se uma nova roupagem, desta vez focando na Educação criativa, em que os          participantes aprendem criando por meio da Cultura Maker. O Villa Maker destina-se a pesquisadores, acadêmicos, estudantes, empreendedores e profissionais das mais diversas áreas com vistas a fomentar a inovação e o empreendedorismo voltado à solução de dilemas ligados à indústria, sustentabilidade e geração de renda. 

Por se tratar de um evento on line, as atividades ocorrerão nas dependências do SENAI – Centro de Educação Profissional e Tecnológica de Caxias com transmissão simultânea para escolas do SENAI em Bacabal, São Luís (Monte Castelo e Distrito Industrial), Açailândia, Timon, Codó, Imperatriz e Balsas, bem como instituições de nível médio e superior parceiras, além da comunidade em geral, por meio do you tube do Sistema FIEMA. A inscrição no evento é totalmente gratuita, inclusive na submissãoe apresentação de trabalhos, que podem ser feitas pelo endereço eletrônico: https://www.even3.com.br/villamaker 

“Quando o aluno passa a ser incorporado na cultura maker, ele começa a ser o protagonista do aprender. E o professor deixa de ser o disciplinador, para ser uma espécie de mediador. A grande vantagem da cultura maker é ter estratégias que podem ser usadas do ensino fundamental ao superior. Principalmente com as crianças, é possível criar um ambiente colaborativo no qual uma ajuda a outra no processo de aprendizagem. Mas, as vantagens vão além e chegam no preparo do aluno para o mercado de trabalho. Habilidades como empreendedorismo, liderança e trabalho em equipe são, cada vez, mais cobradas pelas empresas!”, destaca o diretor regional do SENAI-MA, Raimundo Arruda.  

SAÚDE - Em razão das restrições sanitárias os participantes do evento serão distribuídos em      salas de aula com lotação máxima de 20 pessoas e ampla disponibilização de lavatórios e álcool gel. Assim,haverá uma sala principal em que o ministrante/apresentador estará presencialmente com parte do público e transmissão simultânea para os demais espaços do evento, tanto no SENAI Caxias como nas instituições parceiras e permitindo também a participação do público pela internet. 

Cada categoria de participante receberá um certificado específico, havendo as seguintes categorias de participantes: palestrante, ouvinte, apresentador de trabalho, membro da equipe executora, membro do Comitê de avaliação de projetos. 

O Villa Maker está estruturado em quatro grandes eixos temáticos dos quais serão organizadas atividades lúdicas e transversais que tendem a mudança do mindset dos participantes bem como aperfeiçoamento técnico e formação profissional rumo à inovação empreendedora ou empregadora: inovação, cultura maker, empreendedorismo e empregabilidade.  

Para o coordenador de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI, Rogério Garcês, destaca que o SENAI já trabalha a cultura maker com os laboratórios SENAI Lab. “Há anos a entidade trabalha a cultura maker e traz todo um diferencial nos alunos que adquirem competências por meio dos cursos técnicos. O SENAI aprimora nos seus alunos não só qualidade técnica, mas também, a capacidade de resolver problemas, ser um profissional criativo e empreendedor”, destaca o coordenador. 

O evento científico contará com chamada pública para submissão de trabalhos científicos que tenham caráter de inovação de produtos, serviços e/ou solução de problemas contemporâneos com potencial capacidade de implantação, prezando-se pelo uso de técnicas sustentáveis. 

PROGRAMAÇÃO VILLA MAKER  

dia 15/09

13h - ABERTURA OFICIAL 

13h30 - Palestra Magna:Contribuições da Cultura Maker para a educação e formação profissional. 

16h - Oficina Laboratório de Ideias: Concebendo e desenvolvendo projetos inovadores. 

18h30 - Workshop "Como elaborar um currículo e atrair a atenção dos recrutadores?". 


dia 16/09

20h - Empreendendo do zero: Como elaborar plano de negócio. 

13h - Mostra científica: Apresentação de trabalhos científicos. 

15h - Economia Criativa: Lucrando com ideias inovadoras. 

18h30 - Empreendedorismo e inovação: a moeda para o sucesso nos negócios. 


dia 17/09

20h - Workshop "Vencendo o medo da entrevista de emprego". 

13h30 - Encontro Maker: Experiências de utilização das Salas e Labs Makers. 

16h - Economia Criativa:Lucrando com ideias inovadoras. 

18h30 - Disseminando a Cultura Maker: Oque é, como planejar e como promovera participação dos alunos. 

20h - Palestra Refletindo sobre os benefícios da Aprendizagem Criativa. 

21h - Palestra "Conhecendo plataformas digitais de emprego".

Informação: Fiema 

0 comentários:

Postar um comentário