quinta-feira, 23 de setembro de 2021

O tradicional Festival do Camarão e Siri volta a acontecer na Zona Rural de São Luís, após dois anos sem ser realizado. Esta será a 16ª edição do evento, que conta com a parceria do Coletivo Nós (PT) e Governo do Maranhão, por meio das secretarias do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), Cultura (Secma), Educação (Seduc), Esporte e Lazer (Sedel) e Segurança Pública (SSP - 21º Batalhão da Polícia Militar). O Festival será no domingo (26), a partir das 8h, no Povoado Arraial - Quebra Pote (Ponto final dos ônibus na Avenida do Porto). A programação conta com degustação de comidas típicas, atividades recreativas e atrações culturais. A entrada é 1kg de alimento não perecível.

A programação será aberta às 8h, com apresentação da Companhia teatral Juçara com Farinha do Maracanã. Às 9h30 iniciam os torneios de futebol masculino e feminino, às 10h tem a Competição dos canoeiros, e, em seguida, a entrega das premiações. A tarde será a vez da programação cultural, a partir das 15h, com DJ Ademar Danilo, Marquinhos Tsunami e Paredão Big Big.

O objetivo do evento é assegurar a inclusão social, ambiental, cultural, econômica aos participantes e promover cidadania. “Esse é um projeto muito importante para nós, que é todo feito pelas pessoas da Zona Rural e vem para fortalecer nossas comunidades. Nós queremos estimular a economia solidária, incentivar a confecção de artesanato retratando a paisagem local, além de ampliar as possibilidades de inserção e permanência do nosso povo no mercado. São mais de mil famílias envolvidas que vivem da pesca e agricultura familiar. Queremos que ludovicenses e turistas possam conhecer nossa história e prestigiar o Festival, que terá muito camarão, peixes e mariscos pescados pela comunidade”, explicou a co-vereadora do Coletivo Nós e membro da Comissão Organizadora do Festival, Raimunda Oliveira.

Segundo Raimunda Oliveira, este é um evento para exaltar as riquezas da Zona Rural e perpetuar a história, tradições e valores destas comunidades. O Festival visa oportunizar pescadores e artesãos a comercializarem seus trabalhos para geração de renda, promover o engajamento das comunidades através da cultura, culinária, esporte e lazer. Entre os objetivos também está o desenvolvimento socioeconômico de pescadores da comunidade do Arraial, fomentar a inclusão social e incentivar o turismo rural.

O Festival do Camarão e Siri quer se consolidar como uma atividade permanente no calendário cultural da cidade. Esta edição acontece por meio da parceria entre a Federação das entidades comunitárias Rurais de São Luís (FECRUS), Instituto Social do Arraial (ISA), Instituto Elos Educação Popular, Coletivo Nós e Governo do Maranhão.

Arraial

O Povoado Arraial está localizado no sudoeste da ilha de São Luís, a 30 km da Zona Urbana. Sua via de acesso é a BR-135, pelo povoado Itapera. A comunidade tem belezas naturais características da área costeira da baía, com elevado potencial pesqueiro, fonte de subsistência na modalidade artesanal e a agricultura familiar.

A Comissão Organizadora do evento explicou que o projeto foi elaborado a partir de pesquisas e escutas da comunidade, visando construir um povoado mais justo, cidadão e democrático. A ação é uma forma de buscar políticas públicas, sendo uma ferramenta na construção de soluções frente às problemáticas sociais encontradas diariamente nesta área. A expectativa é que seja um espaço para desencadear uma maior participação popular, descoberta de novos talentos, capacitação de pessoas, atuação dos moradores de forma multidisciplinar e conjunta na construção de alternativas para as demandas locais.

Este envolvimento das comunidades da Zona Rural traz uma diversidade de olhares e saberes que proporcionam a troca de conhecimentos para o crescimento pessoal e profissional destes moradores, além de genuinamente contribuir para um processo democrático e de conquista de cidadania. 

Informação: Assessoria de Comunicação 

Um comentário: