sexta-feira, 10 de setembro de 2021

Atlas Eólico e Solar do Estado do Maranhão foi o ponto chave da reunião  

SÃO LUÍS – O presidente da FIEMA, Edilson Baldez das Neves e os Conselhos Temáticos de Micro e Pequenas Empresas (COMPEM), de Política Industrial e Desenvolvimento Tecnológico (COPIN) e de Infraestrutura (CTINFRA) da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), promoveram na manhã da última quinta (9/9), no Salão de Eventos da Casa da Indústria uma reunião extraordinária para apresentação do Projeto de Pesquisa & Desenvolvimento  EoSolar, financiado pela Equatorial Energia, Gera Maranhão e Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), sendo executado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o projeto visa ao mapeamento e à avaliação do potencial para produção de energia eólica e solar do estado em diferentes escalas temporais e espaciais. 

O projeto foi apresentado pelo diretor de relações institucionais da Equatorial Maranhão, José Jorge Leite Soares e pelo engenheiro responsável pelo projeto da Equatorial, Lucas Pinheiro que destacou o período de vigência de implantação de 30 meses e investimento de mais de 6 milhões de reais.  

“O projeto EoSolar é de grande relevância porque contribuirá para atrair grandes investimentos para o Maranhão, além de reunir dados e informações inovadoras para a comunidade científica que estuda energias renováveis. O EoSolar propõe avanços inéditos, no Brasil, ao propor a análise e modelagem dos processos termodinâmicos, micrometeorológicos e aerodinâmicos locais permitindo a incorporação de aspectos até então negligenciados e que têm sido reconhecidos como importantes para uma diminuição de incertezas e riscos inerentes a empreendimentos de geração de energia elétrica. E por isso tem o aval da ANEEL”, destacou o diretor de relações institucionais da Equatorial Maranhão, José Jorge Leite Soares. 

ATLAS - Entre os objetivos o destaque é para a geração do Atlas Eólico e Solar do Estado do Maranhão, com dados regionais que possibilitem conhecer o potencial de fontes renováveis e servir de insumo para outros estudos mercadológicos e climatológicos, que é fundamental para demonstrar os potenciais de geração de energia Eólica e Solar no Estado do Maranhão e incentivar novos empreendimentos em geração de energia no Maranhão.  

“A nossa intenção é fechar uma parceria com a Equatorial para que a UFMA possa acelerar esse projeto e desenhar um Mapa de Energia Eólica e Solar do Maranhão, como alguns estados já possuem como o Ceará e outros que estão em fase de conclusão como o Rio Grande do Norte e a Bahia. A própria Confederação Nacional da Indústria já tem sinalizado que tem a intenção de viabilizar esse mapa para todo o Nordeste e não podemos ficar tão atrasados em relação aos demais estados”, destacou o presidente Edilson Baldez que também participou da reunião.  

“Esse projeto é de grande relevância porque contribuirá para atrair grandes investimentos para o Maranhão, além de reunir dados e informações inovadoras para a comunidade científica que estuda energias renováveis. O Maranhão dispõe de um potencial eólico e solar fotovoltaico de grande porte, mas precisamos desse mapa para avançar. Mas para isso precisamos unir academia, governo, sociedade civil, FIEMA, entidades de classe. Trata-se de uma política de Estado não de governo!”, destacou o coordenador do Grupo Pensar o Maranhão da FIEMA e presidente do Conselho Temático de Política Industrial da FIEMA, Luiz Fernando Renner.  

Fernando Carvalho, pró-reitor da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma), comentou que a UFMA está investindo no desenvolvimento de mais projetos de inovação como este. “Temos feito mudanças para que possamos nos aproximar ainda mais dessas empresas e assim gerarmos mais empregos e maior qualidade de vida para nossa população. Estamos à disposição da FIEMA/CNI e do Governo para tentar fazer um upgrade do projeto que, a meu ver, é um dos mais importantes que estão sendo desenvolvidos dentro da UFMA”. 

“Esse trabalho é necessário, pois o Estado do Maranhão ficou atrasado com relação ao desenvolvimento de energias renováveis e agora vamos juntos correr contra o tempo, para que o Maranhão possa se aproximar quanto antes dos outros estados que já avançaram nesse setor”, destacou o presidente do Conselho Temático de Pequenas e Medias Empresas, Celso Gonçalo que reforçou a importância da parceria entre as instituições. 

Também sobre a importância dessas parcerias e a necessidade do projeto para o desenvolvimento de energia no Maranhão, o representante do Conselho de Infraestrutura da FIEMA, Flávio Lima ressaltou a importância de incluir a Secretaria de Meio Ambiente nesse debate e no estudo. 

Professor Denisson Queiroz Oliveira, coordenador do projeto, também deu destaque à importância da união entre os setores público e privado. “Essas parcerias são importantes para fomentar a interação entre Universidade e empresa. Mostra que a Universidade é capaz de contribuir com o crescimento da sociedade e com os interesses do mercado”, analisou. 

Como proposta da reunião, sugerida pelo diretor de relações institucionais da EMAP, José Reinaldo Tavares ficou acordado que a Equatorial e a UFMA apresentarão no dia 15 de outubro uma minuta de um projeto detalhado com custos de operação para acelerar a confecção do Atlas que é tão importante diante da urgência do tema. 

Informação: Fiema

0 comentários:

Postar um comentário