terça-feira, 21 de setembro de 2021

Um dia inteiro dedicado ao meio ambiente. Essa foi a proposta da mobilização organizada pelo Governo do Maranhão em alusão ao Dia da Árvore, comemorado nesta terça-feira (21). Para celebrar a data, foram realizadas ações em defesa da natureza, envolvendo os 217 municípios maranhenses, como o plantio de mudas e gincanas. 

Mas o principal objetivo da mobilização foi o início das atividades do programa Agente Jovem Ambiental, com a entrega de kits do programa e cartões para os 2.000 selecionados no projeto, que tem como propósito promover a inclusão de jovens maranhenses em ações socioambientais sustentáveis. 

O AJA seleciona jovens para capacitação e atuação em ações socioambientais, dentro de seus municípios. O objetivo é despertar a cidadania ambiental no segmento juvenil. Executado e monitorado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), sob coordenação técnica da Escola Ambiental do Maranhão, o AJA concede ao jovem participante auxílio financeiro mensal no valor de R$250,00, durante 12 meses. 

O governador Flávio Dino marcou presença no ciclo de atividades realizado no Parque Estadual Sítio do Rangedor, em São Luís. Ele destacou a relevância de iniciativas como o AJA e o Maranhão Verde para a defesa e conservação do meio ambiente. 

“Nós estamos buscando elevar a consciência ambiental no nosso estado e, para isso, essa multiplicidade de programas, desde o cuidado com as nossas unidades de conservação, a exemplo do Parque Estadual do Bacanga, que vai ser totalmente cercado para ser protegido definitivamente, até programas como o Maranhão Verde e, hoje, os Agentes Jovens Ambientais. É um programa pioneiro, essa é a primeira turma de 2.000 jovens bolsistas que vão participar de ações de capacitação, de formação e também de ações com as comunidades. Cada jovem desse estará integrado a grupos coordenados pela Escola Ambiental do Maranhão, em parceria com as prefeituras municipais. Teremos 12 meses de atividades e nós acreditamos que o fato de hoje, no início do programa, dia 21 de setembro, Dia da Árvore, termos conseguido mobilizar todas as cidades do Maranhão é um ótimo sinal de que o programa vai na direção correta”, avaliou o governador. 

Emergência global

Como presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, bloco que reúne os nove estados amazônicos (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins), Flávio Dino é defensor de uma ampla união entre países e governantes para proteção do meio ambiente e aplicação de uma agenda ambiental sustentável. Durante o ato no Parque do Rangedor, Dino chamou a atenção para o problema, classificando a questão ambiental como uma “emergência global”. 

“Nós vimos hoje na abertura da conferência anual da ONU [Organização das Nações Unidas], o secretário-geral que comanda a instituição falando com muita ênfase na importância de uma ampla união internacional contra as mudanças climáticas, fruto da ampliação da emissão de gases de efeito estufa. Portanto, nós estamos, efetivamente, em uma situação de emergência global que se refere à temática ambiental”, frisou o governador. 

Para a secretária adjunta de Governo (Segov) e coordenadora do AJA, Cricielle Muniz, o início das atividades do programa é um “momento histórico para o Maranhão e para o Brasil”.

“Enquanto em nível federal temos um desmonte, a destruição da nossa natureza, aqui no estado do Maranhão o nosso governador, sempre preocupado com as questões ambientais, pensa totalmente diferente. E hoje é um momento revolucionário para essa juventude, que vai contribuir com a causa ambiental nos 217 municípios do estado”, pontuou Cricielle. 

Juventude ecologicamente consciente

De norte a sul, jovens maranhenses comemoram a possibilidade de colaborar com a preservação do meio ambiente no Maranhão. 

“Esse programa é incrível, principalmente pelo fomento da educação ambiental aos jovens. Estou adorando participar”, disse Yasmim Aimê, 20, Agente Jovem Ambiental que vai atuar na capital maranhense. 

Já para Natália Castro, participante do projeto na cidade de Imperatriz, o AJA vai mostrar a capacidade da juventude em conservar e promover a preservação ambiental na sociedade.

“Espero que nós, jovens, levemos o real intuito desse projeto para amigos e família, e mostrar que somos conscientes da preservação e da manutenção do nosso meio ambiente”, opinou Natália. 

Dia da Árvore

No Brasil, o dia 21 de setembro foi escolhido como o Dia da Árvore, porque a data antecede o início da primavera no hemisfério sul. A data visa estimular a conscientização sobre a importância da preservação das florestas e do meio ambiente em todo o território nacional. 

A mobilização em alusão ao Dia da Árvore no Maranhão foi coordenada pela Secretaria de Estado de Governo (Segov), com apoio de várias secretarias estaduais.

Informação: MA.gov 

0 comentários:

Postar um comentário