terça-feira, 21 de setembro de 2021

A coordenação regional do projeto, vinculado ao Ministério do Turismo, agora conta com a parceria de professoras do IFMA, câmpus de Alcântara

Desde agosto de 2020, sob a coordenação regional dos professores David Bouças, Anderson Miranda e Davi Andrade, do Departamento de Turismo e Hotelaria da UFMA (DETUH-UFMA), vêm sendo desenvolvidas, no Maranhão, as atividades do projeto "Concepção de referenciais metodológicos para os planos territoriais, programas e projetos de qualificação do turismo nacional", vinculado à Política Nacional de Qualificação no Turismo (PNQT), do Ministério do Turismo. O Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET-UnB) coordena nacionalmente o projeto.

A última etapa desse trabalho ocorrerá em Alcântara, em razão da sua posição estratégica, como oferta complementar ao turismo da capital maranhense, além do forte interesse na melhor estruturação do setor turístico, conforme avançam os investimentos em torno do Centro de Lançamento de Alcântara. Dessa vez, as ações voltadas à PNQT no estado contam com a parceria de cinco docentes que atuam no eixo de Turismo, Hospitalidade e Lazer do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) de Alcântara. Além da construção de um diagnóstico contendo necessidades, desafios e fatores facilitadores do desenvolvimento da qualificação local, será realizado um curso piloto gratuito com o tema “Empreendedorismo Social e o futuro do desenvolvimento turístico de Alcântara”, que será ministrado, conjuntamente, pela UFMA e pelo IFMA.

Para a professora Luciana Castro, do IFMA de Alcântara, essa parceria com a UFMA é de extrema importância para subsidiar as ações futuras da qualificação turística em Alcântara. “É importante sabermos as necessidades e os desafios locais da qualificação sob o olhar de amplos atores locais do turismo alcantarense”, disse. 

O professor David Bouças (DETUH/UFMA) afirmou que o envolvimento das professoras do IFMA, desde o planejamento até a execução desse projeto em Alcântara, é um privilégio, haja vista sua grande expertise e comprometimento com o turismo local, além das contribuições efetivas ao município, por meio de documentos como o Inventário da Oferta Turística e o Plano Estratégico de Turismo de Alcântara.

“Os trabalhos dessa etapa foram iniciados em agosto de 2021, a partir das visitas ao município para lançamento do projeto e início das entrevistas com os atores da cadeia produtiva do turismo local. A previsão de encerramento das atividades em Alcântara é para o fim de outubro e, até finalizar 2021, espera-se que os resultados levantados sejam apresentados em um e-book, que será lançado pelo MTur”, explicou David.

Informação: UFMA

0 comentários:

Postar um comentário