quinta-feira, 2 de setembro de 2021

Evento online acontece no dia 10 de setembro 

SÃO LUÍS – O Sistema FIEMA promove no próximo dia 10 de setembro, mais uma edição do “Encontro com Empresários”. O evento online tem como objetivo contribuir com insights e inspiração para a jornada de inovação de produtos, serviços e modelos de negócios. 

O evento contará com a participação da equipe do Observatório do Sistema FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), que pelo terceiro ano desenvolve o estudo anual “Tendências”, uma síntese de sinais extraídos de organizações nacionais e globais, provedores de tecnologia, estudos acadêmicos, startups inovadoras e registros de patentes. 

O encontro abordará temas que mesmo sob o impacto da pandemia global, continuam sendo palco de experiências desafiadoras, como a “antifragilidade”, “negócios regenerativos”, “escritórios fluidos”, “presente estendido”.   

Em um mundo que passou a funcionar massivamente on-line, desponta com força a “internet dos comportamentos”, as transmissões de “live commerce” e o modelo de negócios de “marketplaces de nicho”. 

A revolução em curso do sistema financeiro toma corpo nas tendências “dinheiro 4.0” e “NTFs”, que prometem, respectivamente, revolucionar a posse exclusiva no mundo virtual e a comprovação da propriedade intelectual.  

Ainda em termos tecnológicos, com a conectividade exponencial de redes e dispositivos, aumentam proporcionalmente os riscos de ataques virtuais e abre-se espaço para o surgimento dos rituais de “higiene cibernética” como contramedida. 

No campo do ensino, serão apresentados os “curadores educacionais” e a “alfabetização para o futuro” com vistas a preparar pessoas e organizações a terem uma postura proativa diante dos futuros possíveis. 

TENDÊNCIAS - Pelo terceiro ano consecutivo, o Sistema FIEP lança seu caderno de tendências, composto de fenômenos sociais e tecnológicos emergentes com grande potencial de acelerar mudanças e gerar oportunidades para a indústria e a sociedade. 

A publicação apresenta ampla abrangência temática, contemplando temas como comportamento do consumidor, empreendedorismo, inovação, comunicação, educação e conhecimento, saúde e qualidade de vida. 

Composto de 12 tendências, o estudo parte de sinais extraídos de organizações nacionais e globais, provedores de tecnologia, estudos acadêmicos, startups e registros de patentes. O conjunto de informações passou por processos de curadoria e abstração que possibilitaram evidenciar os fenômenos de relevo para o exercício em questão. 

As 12 tendências apresentadas no material deste ano são expressivas e pertinentes para todos os interessados em compreender o espírito dos tempos. O conteúdo também contém informações que podem balizar o planejamento de ações e iniciativas estratégicas, além de definir políticas públicas que podem resultar em benefícios à toda a sociedade. 

“O encontro é voltado para empresários industriais, clientes e fornecedores da indústria, representantes de entidades e instituições e tem como objetivo promover a defesa de interesses da indústria, mediante a discussão de temas específicos e de interesse público e privado, com o objetivo de fomentar a discussão de assuntos relevantes para o ambiente de negócios na indústria maranhense”, destaca o superintendente da FIEMA, Cesar Miranda. 

O evento será técnico com a apresentação de uma palestra no estilo "short talks", nas quais a palestrante e os parceiros falarão sobre tendências para a indústria e a sociedade, que vão impactar a competitividade da indústria brasileira neste ano. A transmissão será em tempo real por meio da plataforma Youtube do Sistema FIEMA.  

PALESTRANTES - O encontro será conduzido por Marilia de Souza, Gerente Executiva do Observatório Sistema Fiep, graduada em Design Industrial pela Fundação Mineira de Arte Aleijadinho de Minas Gerais, possui mestrado e doutorado em Ciências Mecânicas pela Université de Technologie de Compiègne, UTC, França. Além de Marília, o analista de PD&I no Observatório Sistema Fiep, jornalista, editor, curador, artista visual e produtor, Ramiro Pissetti e a Coordenadora de Estudos & Pesquisas no Observatório Sistema Fiep, Raquel Valença completam o time de palestrantes do evento que é totalmente gratuito.

Mais informações acesse www.fiema.org.br

Informação: Fiema

0 comentários:

Postar um comentário