segunda-feira, 13 de setembro de 2021

O Programa de Aprendizagem tem 1 ano e 5 meses de duração e conta com mais de 40 jovens que vão atuar em várias empresas  

São Luís – O Instituto Euvaldo Lodi (IEL), entidade do Sistema FIEMA, iniciou neste mês de setembro, o Programa de Aprendizagem com duas turmas de jovem aprendiz para mais de 40 alunos que vão ingressar nas empresas parceiras após o 1º módulo de formação em Relações Socioprofissionais, Cidadania e Ética, ministrado pela psicóloga do IEL, Ana Sanyele. 

Há a perspectiva de aumento do número de alunos, o que depende diretamente das necessidades das empresas que poderão solicitar mais vagas para o IEL a qualquer tempo. Após os 15 dias do módulo inicial é que, de fato, os jovens vão vivenciar a prática profissional no ambiente de trabalho. 

A equipe do Instituto Euvaldo Lodi participou com a diretoria do Hospital do Servidor (HSE) do momento de integração de 14 jovens que são parte da 5ª turma de aprendizes IEL e foram selecionados para atuarem no HSE. 

A coordenadora do núcleo de gente do HSE, a psicóloga Chrystiane Vasconcelos, espera conquistar bons resultados por meio do Programa IEL Jovem Aprendiz. Os aprendizes serão formados para exercerem as funções de assistente administrativo em setores estratégicos do hospital. A psicóloga informa que vai realizar avaliações de desempenho que serão definitivas para o aproveitamento de 80% dos jovens com possibilidades de ocupar cargos no quadro efetivo do hospital ao final do programa. 

“Nós fizemos esse processo de seleção muito rápido com o IEL que nos trouxe profissionais excelentes com um perfil comportamental muito bom. Além disso, todos se adequaram ao que a gente espera e tivemos o suporte excelente do IEL”, afirma Chrystiane. 

A estudante Thamires Carvalho, 20, foi uma das alunas selecionadas no Programa IEL Jovem Aprendiz para o HSE, com grandes expectativas de crescimento profissional, “para mim, está sendo incrível porque é a experiência do meu 1º emprego e nesse momento tão difícil para o país, uma oportunidade como essa é algo muito especial. Estou me sentindo realizada e desejo adquirir conhecimento, pois já comecei a construir a minha carreira”, compartilha Thamires. 

O Programa IEL Jovem Aprendiz busca contribuir para a entrada dos jovens no mercado de trabalho, bem como para seu desenvolvimento profissional e dar suporte às empresas no quesito da aprendizagem. A responsável pedagógica do programa, Lohanne Santos, esclarece que a aprendizagem profissional será realizada por meio de parceira, em que o IEL ministra as atividades teóricas, em conformidade com a ocupação profissional que o aprendiz irá executar na empresa. O programa obedece aos critérios legais da legislação da aprendizagem fazendo a articulação da formação profissional e trabalho. 

“Ter o jovem aprendiz na sua empresa é assumir um papel fundamental na formação e desenvolvimento de jovens capacitados para atuar nos desafios do universo empresarial”, considera Lohanne. 

Informação: Fiema

0 comentários:

Postar um comentário