quarta-feira, 22 de setembro de 2021

O Dia Internacional da Paz deste ano foi marcado pelo lançamento de novos selos com o ícone da música e ativista pela paz, John Lennon, feito pela Administração Postal das Nações Unidas (UNPA), durante a Semana de Alto Nível da Assembleia Geral da ONU.

No ano em que a sensação do K-Pop BTS conquistou a 76a sessão Assembleia Geral com sua mensagem de esperança e idealismo juvenil por um mundo melhor, os selos são um lembrete de que esta é uma causa que muitos outros músicos e artistas defenderam no passado.

Observada globalmente a cada ano em 21 de setembro, a data é dedicada ao fortalecimento dos ideais de paz, tanto dentro como entre todas as nações e povos.

50 anos de “Imagine” - A edição do souvenir inclui a letra do hino clássico de John Lennon para a paz mundial, “Imagine”, junto com sua assinatura, e três diferentes retratos do ex-Beatle em diferentes estágios de sua vida. Este ano marca o 50º aniversário da gravação da canção, que é considerada o single de maior sucesso da carreira solo de Lennon.

A música foi tocada em alguns dos maiores eventos do mundo, incluindo concertos pela paz, fome, comemorações de Ano Novo e Jogos Olímpicos - sempre uma como uma mensagem de esperança em tempos difíceis.

A letra nos encoraja a deixar de lado todas as diferenças e nos unir para imaginar um mundo de paz, sem ganância, fome ou barreiras separando pessoas e nações, observou a UNPA.

"Imagine todas as pessoas

Vivendo a vida em paz

Você pode dizer que eu sou um sonhador

Mas eu não sou o único

Espero que um dia você junte-se a nós

E o mundo será como um só",

tradução de trecho de Imagine, de John Lennon

“Viver como um” - O Dia Internacional da Paz foi criado em 1981 para ressaltar que todas as pessoas têm o direito de viver em paz.

As pessoas estão sendo encorajadas a homenagear a ocasião, disse a UNPA, “se posicionando contra atos de ódio e espalhando compaixão, bondade e esperança para que o mundo possa ‘viver como um’”, assim como a canção icônica de Lennon imaginou.

Os selos e folhas de souvenirs foram ilustrados por Martin Mörck com base nas fotografias de Bob Gruen, Iain Macmillan e David Nutter. A publicação do selo foi desenhada por Rorie Katz da ONU.

Uma sobretaxa foi adicionada aos selos para ajudar a financiar as operações de manutenção da paz da ONU em todo o mundo.

Informação: Nações Unidas

0 comentários:

Postar um comentário