terça-feira, 7 de setembro de 2021

Movimento ocupa a Cidade dos Azulejos com sua programação plural em todos os cantos da capital maranhense até 12 de setembro

A paisagem urbana de São Luís, que tem a herança colonial portuguesa impressa na fachada dos casarões, nos últimos meses e, com mais evidência desde o dia 4 de setembro, passou a dividir espaço com o colorido criativo do Mobiliza SLZ.

Às vésperas de seus 409 anos, São Luís está vestida de festa de uma ponta à outra, com o espírito criativo ganhando espaço desde o aeroporto Cunha Machado, passando pelas principais avenidas, chegando a praças e ambientes institucionais, pelas esquinas e nos redutos da cultura e da economia criativa, nas vozes icônicas de nossa cultura popular, nos becos e escadarias, em monumentos e pontos turísticos.

Tudo isso resulta em um novo ambiente urbano em que se destacam como simbolismos a abertura de janelas de oportunidades para empreendedores criativos na retomada pós-pandemia, o encontro de aspirações coletivas, conexões produtivas e um tipo de ocupação com lugar já garantido na história de São Luís, que neste dia 8 de setembro comemora 409 Anos de fundação.

São mais de 80 ações, quase metade já realizada, indo desde festivais gastronômicos e de música (como o 13º Lençóis Jazz e Blues Festival, que ocorre até esta quarta, 8, em São Luís), lançamentos de livros, oficinas de arte e de capacitação, desafios de design, mostras de arte, encontros empresariais, feiras criativas, desfiles de modas, palestras, mostras de filmes, de poesias e videoclipes, intervenções artísticas, espetáculos de dança e de artes cênicas, lançamento de roteiros turísticos, em uma programação marcada pelo espírito coletivo e de integração, que homenageia a cidade e nossa gente.

Fundada por franceses, em 08 de setembro de 1612, São Luís foi colonizada por portugueses, tendo recebido o título de Patrimônio da Humanidade em razão do conjunto arquitetônico único.

A capital tem no comércio, na prestação de serviços, na pequena indústria, no litoral, na agricultura familiar, nas vantagens estratégicas de seu Complexo Portuário, na cultura, no turismo e na economia criativa, no artesanato e na culinária e gastronomia e na logística, imensas potencialidades, que abrem horizontes de crescimento para uma cidade em que tradição e modernidade convivem em harmonia.

Com mais de 1,2 milhão de habitantes, no 4º maior município do Nordeste e o 24º maior do país, considerando o produto interno bruto (PIB). São Luís tem quase 50 mil microempreendedores individuais formalizados, com os pequenos negócios (micro e pequenas empresas e MEI’s) representando cerca de 93% dos empreendimentos formais ativos.

“É essa São Luís criativa e empreendedora que homenageamos. Literalmente vestida com as cores do Mobiliza e abraçada pelo Movimento, nossa cidade parece ainda mais bela e acolhedora ao completar 409 Anos. Por mais de um ano, o Sebrae trabalhou como articulador desse movimento, que é feito pela cidade e para a cidade, e resgata em cada um de nós o orgulho por essa terra, valorizando traços diferenciais da cultura, economia criativa e do turismo. Ao celebrar São Luís nos seus 409 anos, estamos felizes de poder declarar o nosso amor pela cidade de forma tão evidente, fazendo ecoar o Mobiliza em cada cantinho especial da nossa Ilha e, com isso, dizendo o quanto acreditamos no potencial de São Luís e na nossa gente, guerreira, criativa e empreendedora”, assinala a coordenadora do Mobiliza SLZ, Daniele Abreu.

Legados

Entre os mais belos exemplos da tradição criativa da nossa gente, o Mobiliza está deixando legados físicos como presentes para a cidade, como um conjunto de esculturas urbanas em formato de matracas, instaladas na Praça Deodoro (Centro da cidade), no Espigão Costeiro (orla da Ponta D’Areia) e na Avenida Litorânea. Ou, ainda, a obra de grafitagem elaborada por artistas do projeto “Rua e Raiz”, que embeleza o muro da subestação da empresa Equatorial Energia, no bairro do Cohafuma. Ou legados que ficam na memória, como as projeções em vídeo mapping exibidas na fachada da Biblioteca Pública Benedito Leite, na abertura do Mobiliza SLZ no último dia 4.

Mas, na visão do diretor técnico do Sebrae estadual, Mauro Borralho de Andrade, os resultados do Mobiliza vão além dos legados físicos, que devem perdurar como memória viva do ambiente de mobilização instaurado na cidade. Ele cita como exemplo o ambiente de conexões entre uma imensa rede de empreendedores criativos e instituições que devem gerar transformações e bases para negócios neste momento de retomada, aproximando pessoas, empresas e organizações para fortalecer e valorizar aquilo que São Luís tem como traços diferenciais.

“Estamos plantando uma semente que deve ter importantes reflexos na valorização da riqueza cultural e do pluralismo da cidade de São Luís, ao conectar pessoas e organizações nesse ambiente, dando oportunidade e visibilidade ao trabalho feito por diversas empresas, empreendedores, artistas, produtores culturais, grupos e movimentos independentes que atuam na cena local. Esse vínculo é a semente de grandes e excelentes oportunidades para economia ludovicense, que tem os pequenos negócios como base importante”, assinala o diretor.

O Mobiliza SLZ prossegue até dia 12 de setembro, contemplando mais de 80 ações e eventos em diversos formatos, realizados de forma independente, nos mais variados pontos da cidade. Além das iniciativas de criativos autônomos e empresas.

São parceiro do Movimento: a Prefeitura de São Luís, Associação Comercial do Maranhão (ACM), Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), o Grupo Equatorial Energia e o São Luís Shopping, além do Instituto Cultural Vale e da empresa Alvorada Motos, estes dois últimos patrocinadores oficiais do Mobiliza SLZ.

Informação: Sebrae-MA

0 comentários:

Postar um comentário