terça-feira, 21 de setembro de 2021

Aconteceu na manhã desta segunda-feira, 20, no Parque do Bom Menino, Centro de São Luís, a segunda rodada de escuta ativa do Programa de Reeducação Ambiental com Formação em Educação Ambiental do Ministério Público do Estado do Maranhão. O tema discutido nesse segundo encontro foi, novamente, o grafite na paisagem urbana.

A escuta ativa é a segunda etapa da fase de preparação do Programa e busca dialogar com instituições e organizações da sociedade civil relacionadas com o tema. Dessa vez, além de Ronald Rabelo, que esteve na primeira escuta, participaram os grafiteiros André Alóu, Reilde, Ricardo Kdim e Jorge Jig.

Também estiveram presentes a diretora da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), Karla Adriana Holanda Farias Vieira; o promotor de justiça de Meio Ambiente, Urbanismo e Patrimônio Cultural de São Luís Cláudio Rebêlo Correia Alencar; o representante da Secretaria de Estado da Educação, Luís Câmara Pedroza; a professora Bárbara Prado, do curso de Arquitetura da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e a equipe da ESMP.

Além dos aspectos já abordados na primeira escuta ativa, como as formas de organização do movimento e de entrada no grafite e sobre a relação de grafiteiros e pichadores no espaço urbano, os participantes discutiram temas como a importância de intercâmbio com artistas de outros estados e os locais onde são feitos os grafites. De acordo com os grafiteiros, além de buscar espaços de grande visibilidade, eles também procuram levar a sua arte para bairros mais carentes, envolvendo as comunidades, em especial as crianças.

Eles também falaram sobre a importância da autonomia na organização dos grupos, mas ressaltaram a importância de que o Poder Público esteja aberto a apoiar os projetos desenvolvidos.

Do encontro foram definidos quatro encaminhamentos. Um deles é a realização de um seminário virtual no qual os artistas poderão apresentar trabalhos e falar sobre estilos e experiências. Outro ponto é a realização de um mapeamento das representatividades dos grupos. O grupo também deverá mapear a presença feminina no grafite.

Por fim, foi proposta a realização de exposições no Centro Cultural do Ministério Público sobre o grafite. Foram discutidas as propostas de uma exposição fotográfica das obras de grafite existentes na cidade e outra na qual o grafite será apresentado em telas e outros suportes.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

O Programa de Reeducação Ambiental com Formação em Educação Ambiental é uma iniciativa do Ministério Público do Maranhão, por meio da Escola Superior do Ministério Público e das Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, Patrimônio Cultural e Urbanismo de São Luís.

O objetivo do Programa é ampliar os processos de ressocialização por meio de formação para os infratores, buscando mudar hábitos e práticas quanto à utilização dos recursos naturais. Entre os temas a serem abordados nos cursos estão conceitos básicos sobre meio ambiente, legislação, cidadania, comprometimento e responsabilidade ambiental.

Entre os parceiros da iniciativa estão as Secretarias de Estado da Educação, e Meio Ambiente, Universidade Estadual do Maranhão, Conselho Estadual de Educação e Fórum de Educação Ambiental do Maranhão.

Informação: Ministério Público do Maranhão 

0 comentários:

Postar um comentário