quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Destino tem se destacado por suas belezas naturais preservadas e cidade ordenada 

Distante 224 Km de São Luís, cerca de 3h40 de carro saindo de São Luís pela BR 135, e com acesso pavimentado até a entrada da cidade, Santo Amaro vive um período de forte reaquecimento do seu turismo, após meses em baixa de visitantes, devido à atual pandemia.

Localizado às margens do Rio Alegre é considerado por muitos como uma das mais belas portas de entrada do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses; região que encanta turistas do mundo inteiro pela abundância de lagoas em meio ao deserto branco de dunas, que vão se movendo ao sabor do vento, com seus paredões de areia esculpidos de formas diferente, a cada estação.

Viajante experiente, o famoso Álvaro Garnero ao visitar Santo Amaro esse ano, fez questão de declarar seu encanto pelo local:

“Santo Amaro é um lugar incrível, que me passa uma paz imensa com suas lagoas e dunas. Isso aqui é inacreditável, não tem essa natureza em nenhum lugar do mundo. Eu conheço 120 países e nunca vi nada parecido com esse paraíso, nada que proporcione tanta emoção e paz como sinto aqui” disse Garnero.

Por conta dessa natureza exuberante, Santo Amaro recebeu mais de 3 mil turistas só no último feriado prolongado de setembro, incluindo o ator global Márcio Garcia que foi conhecer a região com a esposa e os quatro filhos e se declarou em sua rede social “encantado pelo local”.

E quem mais esteve por Santo Amaro nesse feriadão pode comprovar a boa organização da cidade para receber  os visitantes, com medidas disciplinadoras que evitaram aglomerações e mantiveram a ordem na pacata cidade. Por lá, nada de bagunça, som nas alturas ou sujeira poluindo rio, lagos e lagoas.

“Vim com minha família e estava querendo relaxar. Tive medo de ter muita gente, aglomeração e bagunça mas fiquei surpreso com tanta organização. Logo na entrada, nos orientaram a deixar o carro estacionado, aferiram nossa temperatura e também nos passeios sempre tinham fiscalizações. Gostei muito e voltarei com certeza”, disse o engenheiro e consultor José Domingues Neto.

Esse saldo mais que positivo foi confirmado pelo Secretário de Turismo do município Jackson de Sousa e sua equipe. Ele conta que houve uma força tarefa coletiva da Prefeitura para manter a ordem na cidade mesmo com tantos visitantes:

“Foi importante termos contado com uma operação bem planejada e coletiva, com apoio da equipe da SETUR e também de servidores da Fiscalização Municipal, Polícia Militar, Bombeiro Civil Guarda Municipal e Limpeza Pública. Todos fizeram a sua parte para que o turista fosse bem recebido e vivesse uma experiência segura e positiva” declarou Jackson.

O Secretário, que é um dos pioneiros do turismo receptivo de Santo Amaro, recebeu carta aberta do atual Prefeito Leandro Moura para disciplinar a atividade turística na região. E junto ao Sec. Adjunto e turismólogo Daniel Barros e toda a equipe da SETUR, ele está implantando há alguns meses regras e medidas, cujo objetivo maior é preservar a natureza, assim como garantir qualidade de vida aos moradores e visitantes que passam pelo município.

A exemplo do que já fazem destinos importantes do turismo, como Jericoacoara (CE) e Fernando de Noronha (PE), em Santo Amaro há um regramento para controlar a quantidade e manter a qualidade, com uma gestão voltada para o fomento do turismo sustentável. Um exemplo disso é a fiscalização logo no portal de entrada da cidade, onde uma equipe para os carros para fazer a aferição de temperatura enquanto outra faz a checagem dos veículos. Somente os moradores que são cadastrados e usam um selo no veículo podem entrar de carro e circular livremente. Os ônibus, vans e carros de passeio devem deixar o veículo estacionado no amplo e seguro estacionamento que fica ao lado do portal de entrada. A medida é para evitar congestionamentos nas ruas estreitas da pequena cidade e preservar a região.

Na entrada do Parque Nacional dos Lençóis há outro posto de fiscalização, que funciona diariamente e serve para checar se há um guia acompanhando o grupo, se o veículo e seu condutor são registrados e autorizados, além de proibir a entrada de bebidas alcóolicas na área com inspeção do veículo. Tudo isso, além de preservar o meio ambiente, ajuda a evitar acidentes nas lagoas e dunas.

E entre outras medidas que já dão um resultado bem positivo, destaca-se a implantação do Voucher Digital, que conta também com sistema impresso, implantado pela SETUR desde o último mês de julho de 2021. Graças a esse novo sistema a SETUR pode medir o volume de turistas, a quantidade de passeios feitos e a receita arrecada mensalmente pelas empresas da região. Esses dados permitem o melhor planejamento e gestão.

“Estamos preparando a cidade para receber os turistas de forma bem organizada e ordenada. Já sentimos um reaquecimento do turismo. E a implantação do sistema voucher foi um grande passo, pois com ele temos acesso aos dados na cidade e podemos fazer um maior controle, tudo isso em prol do turismo sustentável que é a nossa maior meta. Nossa missão é que Santo Amaro avance para ser exemplo de turismo sustentável; e que possa atrair cada vez mais um público qualificado; e agradecemos ao Prefeito Leandro Moura pela confiança e apoio a esse trabalho” diz o Secretário.

Para visitar esse paraíso de belezas naturais únicas – rios, mar, lagos, lagoas imensas de água cristalina, e dunas a dica é ir entre os meses de junho a setembro, quando as lagoas estão mais cheias. Fora dessa temporada, somente algumas lagoas perenes se mantém cheias. O mínimo de tempo recomendado é um final de semana. Quem quiser ficar mais, há diversos roteiros que manterão o turista ocupado por uma semana, com passeios diferentes a cada dia.

Entre os locais mais visitados estão as Lagoas da Andorinha e da Gaivota que são as mais próximas do centro da cidade, onde também acontecem passeios ao pôr do sol, nascer do sol e lual nas dunas. Para quem estiver disposto a fazer uma caminhada de 4h, 2h em cada trecho de ida e volta, a dica é fazer o passeio das Lagoas Emendadas, preferencialmente a tarde. É um trekking moderado com subidas e descidas pelas dunas, que vai proporcionar ao visitante vistas deslumbrantes por diversas lagoas vizinhas.

Mais distante, há o passeio de um dia inteiro para o Povoado de Betânia, região que oferece banho de rio, lagoas e a hospitalidade de uma comunidade que foi treinada para bem receber o turista através de um programa de base comunitária. Em Betânia, um redário dentro do rio já virou ponto turístico e instagramável. Outro local de turismo comunitário que vale a pena conhecer é o povoado de Ponta Verde, às margens do enorme Lago da Jangada, onde é pescada uma espécie de camarão da malásia, grande e saboroso, e um dos pratos principais no menu dos restaurantes rústicos do local. No caminho até lá o turista se depara com um grande deserto branco de dunas, e algumas enormes lagoas que são paradas obrigatórias para um relaxante banho. As agências de receptivo que organizam esses passeios também oferecem cadeiras e guarda sol, e podem providenciar de forma extra pranchas para escorregar nas dunas ou caiaques e pranchas de SUP para remar nas lagoas.

E as belezas continuam, em passeios mais distantes para locais como Lagoa da América, Travosa, Rancharia (lagoa perene que pode ser visitada a qualquer época), Trilha do Pescador, Lavado e Espigão. Há de se mencionar ainda o relaxante banho no Rio Alegre que circunda Santo Amaro, oferecendo diversas prainhas e pontas de areia em toda a sua extensão. Independente do roteiro escolhido, uma coisa é certa: A paisagem é sempre deslumbrante!

SERVIÇO / TURISMO EM SANTO AMARO (MA):

Instagram da @setursantoamaro e @prefeiturasantoamaroma

Receptivos e Roteiros: Trilhas Dunas Turismo @trilhasdunastur / cel. (98) 985508205 e América Turismo @america_tur / cel. (98) 988986553

Informação: Intermídia Comunicação

0 comentários:

Postar um comentário