segunda-feira, 6 de setembro de 2021

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), em conjunto com o Conselho Estadual de Meio Ambiente, o Conselho Estadual de Recursos Hídricos (Interconselhos) e o Conselho Gestor dos Pequenos Lençóis Maranhenses, realizará, no dia 18 de setembro, mutirão de limpeza em alusão ao Dia Mundial de Limpeza de Praias e Rios, no município de Tutóia.

Estão convidados todos os moradores dos municípios que integram a Área de Proteção Ambiental (APA) da Foz do Rio das Preguiças – Pequenos Lençóis – Região Lagunar Adjacente para participar da atividade. A iniciativa visa despertar a consciência da população para a necessidade e a importância de manter as praias e os rios limpos através de atividades educativas e informativas.

O descarte inadequado de rejeitos gerados pelo ser humano, normalmente sem controle, ocasiona diversos problemas e danos ao meio ambiente, como o empobrecimento do solo, danos à saúde pública, além de potencializar as desvantagens sociais. Neste sentido, as praias e os rios devem ser mantidos todos os dias limpos por meio de ações simples como dando a destinação final correta dos resíduos, evitando descartá-los em qualquer lugar.

A APA da Foz do Rio das Preguiças – Pequenos Lençóis – Região Lagunar Adjacente

A Área de Proteção Ambiental (APA) da foz do Rio das Preguiças – Pequenos Lençóis – Região Lagunar Adjacente é uma Unidade de Conservação (UC) estadual criada pelo Decreto nº11. 899, de 1 de junho de 1991, com o objetivo de proteger um conjunto formações vegetais diversificados (dunas, restingas, manguezais, renque buritis), além de lagoas e matas ciliares com rica biota local e regional representada por uma fauna de espécies raras. O local possui aproximadamente 269.684 hectares, e está inserida em uma zona de transição entre os biomas Cerrado e Caatinga, Costeiro e Marinho, abrangendo os municípios de Água Doce do Maranhão, Araioses, Barreirinhas, Paulino Neves e Tutóia, além das 3 (três) milhas náuticas ou 5,5 km além da linha de costa.

Informação: Sema.MA 

0 comentários:

Postar um comentário