quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Educadores de Imperatriz, São Luís e Bacabal são capacitados com a finalidade de potencializar participação e desempenho das equipes em torneios

SÃO LUÍS - Professores e técnicos de equipes de robótica das escolas do SESI Imperatriz, Bacabal e São Luís, participam nesta semana da "Capacitação de Técnicos para Atuação em Torneios FLL", pela equipe da DHEL- escola de criação, prototipagem e programação de Minas Gerais.

A capacitação pretende preparar os técnicos, que são os líderes das equipes, para a temporada 2021/2022 do FIRST Lego League (FLL- Torneio de Robótica), alinhando temática, responsabilidades, regras e preparando cada participante a partir das informações essenciais para a participação de suas equipes no torneio.

Segundo a gerente do SESI Imperatriz, Amparo Alencar, o treinamento pretende nivelar o conhecimento dos professores com os conhecimentos necessários para competições FLL, a fim de que eles orientem  as equipes de robótica que estão em treinamento para a competição, cm base em seus conhecimentos adquiridos. “Nossa intenção é preparar nossa equipe técnica para que essa possa transmitir conhecimento para que nossos alunos possam melhorar seus desempenhos e se classifiquem para torneios mundiais”.

Nos dias de capacitação, os consultores mineiros, compartilham seus conhecimentos para montagem, criação e programação dos robôs a fim de potencializar participação e o desempenho das equipes em torneios . “Trouxemos para esses profissionais de Imperatriz conhecimentos a nível do torneio de FLL para que eles repassem as equipes de alunos e tenham sucesso nas competições”, garante a consultora em robótica e tecnologia, Débora Lana.

Professora de robótica do SESI Imperatriz, Conceição Oliveira, diz que está muito entusiasmada com o treinamento. “Aqui é uma oportunidade de acentuarmos nossos conhecimentos, verificar alguns vícios, erros cometidos pelas equipes e que comprometem nossas pontuações. Também é importante porque todos os professores e líderes de equipes da escola tem como aprender mais sobre programação, design dos robôs e sua atuação na mesa”.

“A capacitação da DHEL para os professores aqui em São Luís está nos dando um grande suporte no entendimento da programação, construção no assunto, visando o torneio da FLL. Nós temos grandes expectativas com esse treinamento, não só para obter conhecimento como para termos mais conteúdo para repassarmos para os nossos alunos, além de podermos fortalecer tudo aquilo que é cobrado e avaliado no torneio. É uma experiência ímpar, é sempre bom agregar mais conhecimento, independente da experiência que já temos. Vejo também a importância desse envolvimento com a robótica no ensino tecnológico para nós professores, só tem a somar para nós como técnicos e orientadores de equipe de robótica”, destaca o professor de robótica do SESI São Luís, Moisés Costa.

MAIS SOBRE O FLL-  O FLL desafia crianças e adolescentes a encararem problemas da sociedade moderna, trabalhando em times de dois a dez integrantes e inspirando-se em valores como respeito, ganho mútuo e competição amigável. Seguindo regras feitas especificamente para cada temporada, eles constroem robôs baseados na tecnologia LEGO Mindstorms, que devem ser programados para cumprir uma série de missões.

A temporada deste ano, batizada de Cargo Connect, desafia jovens a repensar um caminho a seguir e inventar o futuro do transporte. Para isso, eles aplicam conceitos de STEAM na criação de projetos de inovação, constroem e programam robôs para completar missões nas mesas de competições.

Informação: Fiema

0 comentários:

Postar um comentário