sexta-feira, 3 de setembro de 2021

O Sindicato do Comércio Varejista de Feirantes de São Luís (Sindifeirantes), entidade filiada à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA), realizou a quinta ação do ano do Projeto Saúde nas Feiras, desta vez, no Mercado do Peixe, em São Luís. A iniciativa leva atividades de saúde e bem-estar para feiras e mercados da capital.

Durante a manhã desta sexta-feira (03), o projeto trouxe uma série de serviços ao público do mercado, entre os quais, orientações sobre cuidados na pandemia, planejamento familiar, vacinação - contra hepatite, influenza e tétano - teste rápido de Covid-19, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, entre outros. Foram realizados cerca de 250 entre atendimentos gerais e médicos, por meio da equipe multiprofissional.

O Saúde nas Feiras é realizado desde 2012, com a parceria da Fecomércio, por meio do Serviço Social do Comércio (Sesc) e Secretaria Municipal de Saúde (Semus). Durante esta edição do evento, feirantes e consumidores também aproveitaram para realizar consulta com médicos clínicos gerais – com encaminhamento para atendimento especializado – além de receber orientações sobre saúde mental com psicólogos e prevenção contra o suicídio.

A presidente do Sindifeirantes, Ivanilde Sampaio, destacou a importância das parcerias para levar a ação social ao local de trabalho deste público-alvo. “Sabemos que o feirante tem pouco tempo para cuidar da saúde, e, por isso, o sindicato está se mobilizando para agregar, cada vez mais parceiros a este projeto, de modo que possamos ampliar a nossa infraestrutura e o leque de serviços, melhorando nossa agenda de ações in loco”, ressaltou.

Cronograma de ações

Em 2021, estão previstas, ao todo, 10 ações sociais do Saúde nas Feiras cujo cronograma se estenderá até novembro. A próxima deve ocorrer no dia 24 de setembro (sexta-feira), no Mercado Municipal do Coroadinho, a partir das 8h.

A feirante Aldecir Lemos, de 41 anos, que trabalha no Mercado do Peixe há 18 anos, aproveitou a oportunidade para receber vacinação contra a influenza e informações sobre planejamento familiar pela equipe do Sesc-MA. Durante o atendimento ela elogiou a iniciativa. “Na nossa rotina diária ficamos sem tempo para fazer um check-up ou ir ao posto médico para uma avaliação clínica. Essa ação do Sindifeirantes vem promover benefícios e cuidados para a categoria”, afirmou.

Fecomércio no Saúde nas Feiras

O projeto conta com parceria da Fecomércio desde o início de suas ações em São Luís. Por meio do Sesc, a Federação vem garantindo iniciativas que contribuem na melhoria da qualidade de vida do feirante local. Na ação desta sexta-feira, o Sesc disponibilizou equipe técnica para orientação sobre saúde bucal, planejamento familiar, prevenção de hepatites, hipertensão e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), distribuição de preservativos e aferição de pressão arterial.

A assistente social do Sesc, Geisa Cutrim, ressaltou sobre a relevância da prevenção de doenças. “Nossa contribuição é focada na saúde preventiva, de modo que os feirantes comecem a repensar seus estilos de vida e como melhorá-los”, finalizou.

Informação: Fecomércio - MA

0 comentários:

Postar um comentário