terça-feira, 14 de setembro de 2021

Destino foi um dos mais procurados no feriadão de 7 e 8 de setembro com belezas naturais preservadas

Localizado às margens do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, o município de Santo Amaro recebeu mais de 3 mil turistas só no último feriado prolongado e final de semana, no período de 03 a 12 de setembro. E para que tudo fosse bem disciplinado, houve uma operação especial que integrou servidores da Fiscalização Municipal, Polícia Militar, Bombeiro Civil Guarda Municipal e Limpeza Pública.

O saldo mais que positivo foi acompanhado de perto pelo Secretário de Turismo do município Jackson de Sousa e sua equipe. Eles receberam carta aberta do atual Prefeito Leandro Moura (PCdoB) para disciplinar a atividade turística na região com regras cujo objetivo maior é preservar a natureza única e frágil, assim como garantir qualidade de vida aos moradores e visitantes que passam pelo município.

A exemplo do que já fazem destinos importantes do turismo brasileiro, como Jericoacoara (CE) e Fernando de Noronha (PE), em Santo Amaro também estão sendo implantadas medidas necessárias para o planejamento e ordenamento turístico, essenciais para o sucesso do destino. Um exemplo disso é a fiscalização logo no portal de entrada da cidade, onde uma equipe pára os carros para fazer a aferição de temperatura enquanto outra faz a checagem dos veículos. Somente os moradores que são cadastrados e usam um selo no veículo podem entrar de carro e circular livremente. Os ônibus, vans e carros de passeio devem deixar o veículo estacionado no amplo e seguro estacionamento que fica ao lado do portal de entrada. A medida é para evitar congestionamentos nas ruas estreitas da pequena cidade e preservar a região. Do estacionamento os turistas podem contratar um veículo local com preço médio de R$ 5,00 para ir até as pousadas. A exceção para turistas entrarem de carro é válida somente para aqueles que forem se hospedar em pousadas que possuam um amplo estacionamento, e para tal, precisam apresentar um voucher comprovando essa hospedagem. Mas mesmo esses, são orientados pela equipe da SETUR a estacionarem o veículo na pousada e não mais usarem o mesmo, já que nas ruas estreitas da cidade somente os locais estão autorizados a circular. Na entrada do Parque Nacional dos Lençóis há outro serviço de fiscalização, que funciona desde às 7H30 e serve para checar se há um guia acompanhando o grupo, se o veículo e seu condutor são registrados e autorizados, além de proibir a entrada de bebidas alcóolicas na área com inspeção do veículo. Tudo isso, além de preservar o meio ambiente, ajuda a evitar acidentes nas lagoas e dunas.

“Nossa cidade é muito segura e estimulamos os turistas a acessarem o centro a pé, para irem até os restaurantes e à beira rio. É uma caminhada agradável e essa medida nos ajuda a preservar o local. Já a inspeção na entrada do Parque Nacional é acima de tudo uma medida de proteção à segurança dos turistas e do meio ambiente”, explica o Secretário Jackson que é um dos pioneiros no trabalho de turismo receptivo naquela região. Filho de Santo Amaro, há 20 anos que ele trabalha para desenvolver o turismo local  e conhece como a palma da mão toda a área, assim como as expectativas e necessidades da população.

A cidade conta atualmente com cerca de 5 cooperativas de turismo e mais de 70 agências e receptivos. No início dessa gestão foi realizado um amplo castramento de todos os guias, além do cadastro de moradores da cidade. Jackson de Sousa ressalta a preocupação de sua gestão na SETUR para com o planejamento do turismo na região. E entre outras medidas que já dão um resultado bem positivo, destaca-se a implantação do Voucher Digital, que conta também com sistema impresso, e que aconteceu no último mês de julho de 2021 marcando a retomada do turismo na região após queda de visitantes devido à pandemia da Covid19:

“Estamos preparando a cidade para receber os turistas de forma bem organizada e ordenada. Já sentimos um reaquecimento do turismo. E a implantação do sistema voucher foi um grande passo, pois com ele temos acesso aos dados de entrada de turistas na cidade e podemos fazer um maior controle, melhores fiscalizações e emissão de relatórios gerenciais, tudo isso em prol do turismo sustentável que é a nossa maior meta e o que mais defendemos. Queremos também ter uma política de turismo inclusiva para todos de fato, para que todos tenham oportunidades de trabalho e renda nessa cidade. Estamos focando nessa missão, para que Santo Amaro avance sempre e seja exemplo de turismo sustentável e que possa atrair cada vez mais um público qualificado; e agradecemos ao Prefeito Leandro Moura pela confiança e apoio ao nosso trabalho” diz o Secretário.

O Sec. Jackson de Sousa e seu Sec. Adjunto, o turismólogo Daniel Barros, também anunciaram importantes parcerias em prol da região. Com o Governo do Estado será revitalizada toda a orla chamada de Beira Rio, com a construção de um calçadão. Já com o SEBRAE-MA está sendo instalada a Sala do Empreendedor, para a oferta de cursos do Sistema S para a população, a fim de capacitar e desenvolver entre as pessoas da comunidade habilidades para a prestação de serviços qualificados na ampla cadeira produtiva do turismo local.      

A cidade que fica às margens do Rio Alegre, conta ainda com um belo acervo de dunas e lagoas que muitos apontam como sendo a parte mais bonita do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Distante 224 km de São Luís, tem sido o destino preferido de turistas brasileiros e estrangeiros, a exemplo do ator e apresentador global Márcio Garcia que passou esse feriado visitando a região com a esposa Andréa e seus quatro filhos; além de muitos outros que às vezes visitam de forma anônima esse paraíso de belezas naturais únicas – rios, mar, lagos, lagoas imensas de água cristalina, e dunas com formas e curvas esculpidas pelos ventos e que mudam a cada estação. Um local paradisíaco que merece mesmo ter toda essa organização e regramento para preservar e desenvolver, de forma sustentável, esse destino que tem tudo para ser um dos melhores do turismo mundial.

SERVIÇO / INFORMAÇÕES SOBRE TURISMO EM SANTO AMARO (MA):

Instagram da @setursantoamaro e @prefeiturasantoamaroma

Site da prefeitura www.portal.santoamaro.ma.gov.br  

Receptivos e Roteiros: Trilhas Dunas Turismo @trilhasdunastur / cel. (98) 988508205 e América Turismo @america_tur / cel (98) 988986553

Informação: Intermídia Comunicação

3 comentários: