quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Se você não vê a hora de parar de utilizá-las, essa notícia vai te agradar. Ao que parece, o movimento de desobrigatoriedade de máscaras no Brasil está começando — e algumas cidades já estão se posicionando.

• São Paulo. A Prefeitura da cidade estuda acabar com a obrigatoriedade em locais públicos já na segunda quinzena deste mês, quando 90% da população adulta terá recebido as duas doses da vacina;

• Rio de Janeiro. Na cidade maravilhosa, há intenção de retirar a exigência em ambientes ao ar livre, sem aglomeração, também no próximo dia 15. A diferença é que, no Rio, somente 65% das pessoas estão imunizadas;

• Duque de Caxias. Ontem, o prefeito da cidade publicou um decreto que desobriga o uso de máscara facial em locais abertos ou fechados — sim, você leu certo. Pouco mais de 45% da população tomou as duas doses.

Especialistas pelo Brasil afora estão questionando se é o momento certo de adotar tais medidas. Isso porque, a 3ª dose se mostra cada vez mais importante para muitos, por conta da comprovação de diminuição da imunidade ao longo do tempo.

Ponto importante: Não há um entendimento nacional a respeito do assunto, até porque o STF determinou que estados e municípios são competentes para deliberar e decidir questões relacionadas à pandemia. Podemos esperar grandes diferenças de datas e critérios pelo território nacional. risos.

Vale lembrar… Nos Estados Unidos, já no mês de maio, os indivíduos totalmente vacinados não precisavam usar máscaras na maioria dos ambientes, mas essa orientação mudou meses depois (julho) e persiste nebulosa.

Um comentário:

  1. É inadmissível! A retirada nesse momento do uso de máscaras acho que ainda tá muito cedo.

    ResponderExcluir