segunda-feira, 11 de outubro de 2021

O Grupo de Estudo de Paisagem em Literatura (GEP-Lírica), em parceria com o Mestrado de Letras da Universidade Federal do Maranhão, realizou, no dia 4 deste mês, a Conferência de Abertura do III Simpósio de Estudos Literários da UFMA (Selufma), com transmissão pelo Canal Institucional da UFMA no Youtube. O evento tem o objetivo de enfatizar os estudos sobre a poesia e possibilitar a apresentação dos trabalhos submetidos para o simpósio.

O professor do Programa de Pós-Graduação em Letras (PGL) Rafael Campos Quevedo saudou a todos os participantes e agradeceu a colaboração dos envolvidos na realização do simpósio. “Não poderíamos deixar fora um aspecto que nos enche de entusiasmo, a nós, organizadores do evento e membros do grupo, que é a possibilidade de podermos dialogar com os poetas que nos são caros e também com os estudiosos a cujos textos estamos sempre nos reportando nas nossas pesquisas”, destacou.

Em seguida, a integrante da comissão organizadora do simpósio, Cláudia Rocha, fez a apresentação do professor, poeta, escritor e conferencista Paulo Henriques Britto, que ministrou a palestra “Rumos da poesia brasileira atual”. Britto abordou sobre um grupo de poemas brasileiros que fazem parte dos seus estudos atualmente. Entre as principais características, ele ressaltou as estruturas poéticas representadas muitas vezes de forma contemporânea, compostas pelo eu-lírico praticamente se expressando em tempo real, com linguagem coloquial em situação em que vive o cotidiano, quase sempre em tom bem-humorado e frequentemente marcado por alguma posição autodepreciativa. “A escrita desses poemas aproxima-se dos formatos do diário, da carta, da mensagem eletrônica, pois outro dado importante é que, muitas vezes, esses poemas são dirigidos a um você explicitamente mencionado no texto”, enfatizou.

Confira a palestra na íntegra:

Saiba mais

O conferencista Paulo Henriques Britto é escritor carioca e professor associado do Departamento de Letras da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio). Atua principalmente nas áreas de tradução literária, tradução de poesia e da poesia brasileira contemporânea. Um dos nomes mais importantes da tradução no país. É tradutor com um trabalho que soma mais de 120 títulos traduzidos. Na condição de poeta, possui sete livros publicados e, nas horas vagas, dedica-se ao piano.

O Selufma recebe o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão (Fapema) e da SH Comunicação, empresa especializada em organização e divulgação de eventos acadêmicos.

Informação: UFMA

0 comentários:

Postar um comentário