quarta-feira, 20 de outubro de 2021

Um momento de reflexão e diálogo sobre questões atuais e relevantes que envolvem a realidade feminina. Assim foi o encontro realizado pelo Centro Universitário Estácio São Luís que reuniu membros da Comissão da Mulher e da Advogada da OAB/MA e alunos do Curso de Jornalismo da Instituição.

Em meio a um depoimento e outro de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, entre olhares e ouvidos atentos, reacende a chama da importância de se falar sobre um tema que, infelizmente, ainda se faz presente em muitos lares. Aluno do 2º período de jornalismo, Fábio Mateus foi um dos participantes do evento, que considerou um momento de aprendizado e exercício de sensibilidade sobre as causas femininas. “Acredito que podemos multiplicar em sociedade novos valores, discernimento e ética porque as mulheres passam lutas difíceis na sociedade e a gente precisa, sim, contribuir com uma palavra de força, compartilhar o conhecimento para que elas se sintam fortalecidas e unidas”. 

Com a temática Mulher, o projeto "Cinema nas Redes" é realizado em todo o Brasil. Idealizado pela MPC Filmes, o Circuito Universitário de Cinema já acontece há 20 anos e conta com a participação e parceria de 27 universitários que representam os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. 

A representante do Maranhão é a jovem Thays Oliveira, estudante do 8º período do Curso de Jornalismo da Estácio. “A gente tem a honra de ter a aluna escolhida como representante estadual em um projeto que acontece, simultaneamente, em todo o Brasil. A Thays foi escolhida pela sua inteligência e comportamento, características que o projeto precisa para incentivar outros alunos a participarem de discussões de temas atuais relevantes por meio da artewd”, destacou Lila Antoniere, coordenadora do Curso de Jornalismo da Estácio.

“Foi extremamente importante para mim fazer parte de um projeto como o “Cinema nas Redes”. Nunca havia sido mediadora em debates e com essa experiência, me sinto pronta para muitos outros que possam vir. Representar o Maranhão com questões sociais tão relevantes é motivo de orgulho imensurável”, contou a aluna Thays Oliveira, representante do Maranhão.

De acordo com dados da Casa da Mulher Brasileira, somente neste ano, 45 mulheres já foram vítimas de algum tipo de violência em todo o Estado. Já na Delegacia da Mulher, até setembro último, 3.353 medidas protetivas haviam sido expedidas somente em São Luís. No ano passado foram 4.087 ocorrências.

Para a debatedora Rhaina Saraiva, Membro da Comissão da Mulher e da Advogada da OAB e coordenadora da Orientação Jurídica da Casa da Mulher Brasileira, o acesso ao conhecimento se faz necessário para diminuir esses índices considerados elevados. “O conhecimento é a chave para solucionar os problemas. O que falta é o acesso ao conhecimento porque se as mulheres, bem como os homens, souberem das leis que versam sobre essas temáticas que são de notoriedade pública, pode ser uma forma de diminuir a incidência desses casos”, explicou.

E o diálogo continua na próxima quinta-feira (21), às 19h, com o debate “Carne”, de Camila Kter, com a participação da jornalista e atriz, Letícia Oliveira, como debatedora.

SERVIÇO

O QUE: Mostra "Cinema nas Redes"

QUANDO: 21/10

ONDE: Centro Universitário Estácio São Luís, Centro.

HORÁRIO: 19h

PROGRAMAÇÃO:

21/10, 19h: Debate sobre longa “Carne”, de Camila Kter. Participação da jornalista e atriz, Letícia Oliveira.

Informação: Assessoria de Comunicação

0 comentários:

Postar um comentário