terça-feira, 26 de outubro de 2021

Programação ocorre das 16h às 20h, com mostra de teatro e exposição científica e tecnológica.

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) vai levar a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) para o Parque do Rangedor, em São Luís, nesta quarta-feira (27), das 16h às 20h. Haverá mostra de robótica, de jogos eletrônicos e de teatro, além de exposição de ciência e tecnologia, com trabalhos desenvolvidos por pesquisadores e alunos da instituição. As atividades serão transmitidas pelo canal da TV IFMA no Youtube.

SNCT no IFMA

TV IFMA

Durante o evento, serão apresentadas as ações realizadas pelo IFMA nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e inovação. É uma oportunidade para a comunidade conhecer os cursos oferecidos pelo Instituto – tanto os cursos técnicos de nível médio quanto os de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado). “São inúmeros os cursos oferecidos pelo IFMA. Os visitantes poderão se informar sobre eles e sobre como ingressar na instituição”, destacou a diretora de Pesquisa do IFMA, Georgiana Eurides de Carvalho Marques.

No local, serão transmitidos vídeos com o funcionamento das unidades da Fábrica de Inovação – laboratórios em que são desenvolvidos projetos de inovação tecnológica com empresas locais – dos campi do IFMA, com exposição de equipamentos de alta tecnologia. “O IFMA tem grande quantidade de pesquisas desenvolvidas. Na SNCT temos oportunidade de mostrar para a sociedade o trabalho científico realizado pelos pesquisadores e alunos da instituição, apresentando inovações tecnológicas, o estudos feitos nos laboratórios dos campi, além das ações de extensão, de transferência de tecnologia para a sociedade”, disse Georgiana Eurides de Carvalho Marques.

Com o tema “ A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”, o evento, promovido em âmbito nacional pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), tem por objetivo divulgar e tornar acessível a todos o conhecimento científico. A edição do IFMA, este ano, é organizada pelas pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação Inovação, Extensão e Ensino e Assistência Estudantil, com fomento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), além de recursos da própria instituição.

Programação – quarta-feira (27/10)

Mesa de Abertura

 

16h

Mesa redonda


O Lugar das Mulheres e das meninas é na Ciência!?

Mediadora: Profa. Laurinda Siqueira

Ministrantes: Profa. Ana Angélica, Zafira Almeida e a aluna Nayara Rocha

16h-17h30

Exposição de CT&I sobre “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”

 

Mostra de Robótica

Prof. Almir  Neto

Mostra de Jogos Eletrônicos

Profa. Eveline Viana

Roda de conversa Jovens Pesquisadores e divulgação científica no IFMA

Profa. Francisca Márcia

Divulgação dos Cursos Superiores e Médios  (PRENAE)

Prof. Gedeon Reis

Divulgação de Projetos e Ações da Extensão

Profa. Adriana Monteiro

Exposição da História do IFMA - Memorial IFMA

Profa. Creudecy Costa

Stand da Editora IFMA

Prof. Saulo Cardoso

Projeto Fábrica de Inovação

Prof. Daniel Lima

 

 18 – 20h

Mostra de Teatro “Mulheres que inspiram”

 

 Grupo Teatral do Campus Centro Histórico

 18h


Informação: IFMA

0 comentários:

Postar um comentário