quinta-feira, 28 de outubro de 2021

A Biblioteca Pública Benedito Leite (BPBL), equipamento cultural vinculado à Secretaria de Estado da Cultura (Secma), acaba de renovar seu acervo literário com a aquisição de 100 novos títulos, entre obras de sociologia, política, filosofia e literatura infantil. As obras fazem parte de estratégia adotada pelo Governo do Maranhão, que visa atualizar os acervos de todas as bibliotecas estaduais integradas ao Sistema Estadual de Bibliotecas do Maranhão, coordenado pela BPBL.       

De acordo com a diretora d BPBL, a bibliotecária Aline Nascimento, kits com os 100 títulos, adquiridos com recursos estaduais, serão distribuídos em todas as bibliotecas que integram o Sistema Estadual de Bibliotecas do Maranhão.

“Todos os municípios que são apoiados pelo Sistema Estadual de Bibliotecas vão receber esse mesmo kit com 100 títulos. São livros voltados para despertar o pensamento crítico da população, como parte da formação da cidadania”, detalha Aline Nascimento.

Entre as obras adquiridas estão: “Mulheres, raça e classe”, de Angela Davis; “Meu crespo é de rainha”, de Bell Hooks; “Feminismo e política”, de Luís Felipe Miguel e Flávia Biroli; “O Capital, vols. 1,2 e 3”, de Karl Marx; “Deslocamentos do feminismo”, de Maria Rita Kehl; “A escola e a letra”, de Flávio Aguiar e Og Dória, dentre outros. 

Além dessas aquisições, a BPBL fechará a compra de mais 230 títulos, no próximo mês de novembro, que passarão a compor o acervo de bibliotecas de Faróis do Saber espalhados em todas as regiões do Maranhão. Segundo a gestora Aline Nascimento, somente com a próxima compra, o investimento estadual previsto é de mais de R$ 1 milhão. Para a diretora da BPBL, nunca houve um investimento tão maciço em cultura literária na história da BPBL. 

“A Biblioteca Pública Benedito Leite passou muitos anos sobrevivendo apenas da doação de livros. Tivemos uma pequena compra feita em 2007. Nós fizemos uma grande compra, já durante o governo Flávio Dino, em 2017. Nunca na história da BPBL se comprou tanto, nunca se investiu tanto em livros como agora. É uma política pública realmente séria, onde há respeito sobre o que é uma biblioteca pública”, avalia Aline Nascimento. 

Os novos títulos estão disponíveis para consulta local e até mesmo para empréstimo. Fechada no ano de 2020 por conta da pandemia de Covid-19, a BPBL reabriu suas portas ao público no dia 02 de agosto deste ano. Funcionando em horário integral, das 8h30 às 19h, a BPBL já reativou serviços como consulta local, empréstimo domiciliar, telecentro, sala de estudos, escritório de direitos autorais e apoio ao escritor maranhense. 

Entretanto, segundo a diretora da BPBL, protocolos sanitários em prevenção ao coronavírus – como o uso de máscaras e o distanciamento social – ainda são indispensáveis na rotina da biblioteca. 

“Você pode consultar todas as obras, fazer sua pesquisa escolar, consultar o setor de obras raras e jornais maranhenses, mas temos o controle da quantidade de pessoas que podem ficar em cada setor”, explica Aline. 

Novas bibliotecas

Por determinação do governador Flávio Dino, a Secma e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) vêm realizando a restauração e aparelhamento de Faróis do Saber em todas as regiões do Maranhão. 

“Todo mês a gente abre uma nova biblioteca, às vezes até duas ou três, a exemplo dos Faróis do Saber. Os Faróis do Saber revitalizados têm um acervo maravilhoso, selecionado pela equipe técnica da BPBL. Um acervo plural para atender a comunidade, como deve ser o acervo de uma biblioteca pública, porque atende a todos os públicos”, sintetiza a diretora Aline Nascimento.

A Incrível Máquina de Livros

Também com apoio da BPBL, chegou a São Luís o projeto móvel A incrível Máquina de Livros. Instalada na porta da BPBL, a iniciativa percorre o país incentivando a leitura por meio da “transformação” de livros usados em obras novas.

O serviço gratuito está disponível até esta sexta-feira (29), das 10h às 17h, e o funcionamento é bem simples: o participante insere na unidade móvel um livro novo ou usado, que já tenha lido e não queira mais, e aperta um dos dois botões para realizar a troca por um livro novinho. Pronto! O seu livro pode ser trocado por outro adulto ou infantil, dependendo de sua escolha, e tudo isso de forma gratuita. 

“Essa máquina está percorrendo várias cidades do Brasil e aqui em São Luís ela está acontecendo com a parceria da BPBL. Qualquer pessoa da comunidade pode trazer um livro literário em bom estado, mas não pode ser livro didático e nem gibi. Já leu e não quer mais ler? Passe a obra para outra pessoa e você vai receber um novo livro. É uma forma interessante de estimular a leitura e é a primeira vez que o Maranhão recebe esse projeto”, detalha Aline Nascimento.

Além de São Luís e Piracicaba (SP), cidades aonde o projeto já chegou, ainda em 2021 a Incrível Máquina de Livros estará nas cidades de Teresina (PI), Fortaleza (CE), Recife (PE), Luziânia (GO), Brasília (DF), Caldas Novas (GO), Catalão (GO), Poços de Caldas (MG) e Andradas (MG).

Informação: MA.gov 

0 comentários:

Postar um comentário