segunda-feira, 25 de outubro de 2021


Desde sempre, cientistas tentavam alcançar o xenotransplante — transplante entre diferentes espécies. Na última semana, isso se concretizou: foi concluído, com sucesso, o primeiro transplante de rim de porco para um ser humano.

• O rim veio de um porco geneticamente modificado — sem o gene de uma molécula que é rejeitada pelo corpo humano — e começou a funcionar imediatamente ao ser implantado, filtrando resíduos e produzindo urina.

Por que é relevante? Em meio à falta de órgãos humanos disponíveis, esse pode ser o início de uma reviravolta na saúde. Para se ter uma ideia, há 90.000 pessoas à espera de um novo rim nos EUA — no Brasil, são mais de 26 mil.

Trazendo o feito para cá… 

Já existe uma pesquisa com linha semelhante a essa no Brasil, associada à USP, e o sucesso nos EUA facilita que os experimentos sejam aprovados

por aqui. “Olha, já está sendo feito nos EUA”.

Olhando para o futuro: É possível que esses transplantes sejam temporários, até que um órgão humano compatível esteja disponível. Os cientistas também sonham em fazer o mesmo com o coração, a pele e a córnea, por exemplo.

Pontos de atenção… O transplante ainda não foi oficialmente revisado e não teve seus efeitos a longo prazo analisados. De qualquer forma, o resultado é animador.

Fonte e foto: Thenews

0 comentários:

Postar um comentário