sexta-feira, 15 de outubro de 2021

A edição da Feirinha São Luís deste domingo (17), promovida pela Prefeitura de São Luís, está animada. O evento ocorre no Centro Histórico, das 9h às 15h e terá show musical, teatro de bonecos e pré-lançamento de livro em um espaço que já é referência de lazer e ponto de encontro de familiares e amigos. A iniciativa, que ganhou nova configuração na gestão do prefeito Eduardo Braide, também disponibiliza produtos artesanais, gastronomia e produtos provenientes da agricultura familiar.

Neste domingo (17), o espaço receberá a cantora Maria Clara Valle, que apresentará releituras de clássicos da MPB, além de canções autorais com arranjos próprios. Outra novidade é a homenagem à Oktoberfest, evento alusivo à cultura germânica e que também ocorre no Brasil, na cidade de Blumenau, em Santa Catarina, no mês de outubro.

Além de se deliciar com pratos da culinária maranhense, o público também poderá conferir o teatro de bonecos com o Grupamento de Proteção Ambiental (GPA) da Guarda Municipal, vinculada à Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc). Haverá, ainda, pré-lançamento do livro “A mímica falante”, do escritor Gilson César. Haverá, ainda, oficina para confecção de máscaras de fofão, com o professor Roberto Berredo, que utilizará a técnica do papel machê.

Para o secretário titular da Semapa, Liviomar Macatrão, a diversidade cultural e gastronômica faz parte do universo da Feirinha São Luís. “Não podemos esquecer que a Feirinha São Luís é também é ambiente de aprendizado sobre outras culturas”, frisou o secretário.

Os produtos da campanha “Eu amo São Luís” também serão um atrativo. A campanha, lançada pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), disponibiliza peças para uso na confecção de produtos artesanais e de outros nichos. O objetivo principal é incentivar a geração de emprego e renda, além de difundir as belezas da capital maranhense.

Mais espaço

A Feirinha São Luís, na gestão do prefeito Eduardo Braide, ganhou mais espaço. O novo formato aproveita mais o Centro Histórico. As atrações são distribuídas tanto na Praça Benedito Leite, onde o evento se originou, quanto nas ruas de Nazaré e do Egito. Há espaço para crianças, pets, para piquenique, expositores, alimentação e programação musical.

Na Praça Benedito Leite, estão localizados expositores de artesanato com uma variedade de peças e objetos decorativos regionais e produtores agroecológicos. Nos estandes, podem ser encontrados alimentos de origem vegetal ou animal oriundos da agricultura familiar da Zona Rural, de sistemas que promovem o uso sustentável dos recursos naturais e produzem alimentos livres de contaminantes, além de protegerem a biodiversidade. 

Na Rua de Nazaré, que liga a Praça Benedito Leite à Praça João Lisboa, está concentrado o segmento institucional com barracas institucionais. Na Rua do Sol, em frente à Praça João Lisboa estão concentrados os vendedores do segmento de gastronomia.

Já na Rua do Egito, estão localizados os trailers de food truck. Mais um espaço da gastronomia, onde os visitantes desfrutam do melhor na culinária, além de barracas autorizadas a vender bebidas alcoólicas artesanais.

A Feirinha São Luís é coordenada pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) e conta com a participação das pastas de Cultura (Secult), Turismo (Setur), Saúde (Semus), Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (Semispe), Trânsito e Transportes (SMTT), Comunicação (Secom), Pessoa com Deficiência (Semeped), Segurança com Cidadania (Semusc) com a Guarda Municipal; de Urbanismo e Habitação (Semurh) e com a Blitz Urbana.

Informação: Agência São Luís

0 comentários:

Postar um comentário