quinta-feira, 7 de outubro de 2021

Investimento veio para expandir o sistema elétrico da região 

Visando acompanhar o desenvolvimento do estado, a Equatorial Maranhão inaugurou a Subestação Lençóis. O investimento, de quase 18 milhões de reais, veio para fortalecer e expandir o sistema elétrico que atende o litoral do estado, dando suporte ao crescimento comercial e turístico da região em torno do Parque dos Lençóis Maranhenses.   

Localizada às margens da BR-402, no município de Humberto de Campos, a nova subestação possui potência de 12,5 MVA (megavolt-ampere), capacidade suficiente para permitir que a região continue crescendo pelos próximos 10 anos, garantindo maior estabilidade no fornecimento de energia para milhares de clientes entre residências, hotéis, pousadas e agências de turismo. Além da Subestação Lençóis, também foi entregue uma nova linha de distribuição, com 68 km de extensão, que interliga as subestações Urbano Santos e Lençóis, levando energia de qualidade para os municípios de Humberto de Campos, Santo Amaro, Morros e Primeira Cruz.  

Para o Presidente da Equatorial Maranhão, Sérvio Tulio, todo esse empenho contribuirá para o desenvolvimento da região norte do Maranhão, proporcionando mais crescimento para a indústria e comércio no estado, levando melhoria na qualidade de vida de muitas famílias. “A energia da Equatorial Maranhão contribui todos os dias para o futuro do Maranhão. Esse conjunto de obras visa melhorar a confiabilidade, qualidade e segurança do fornecimento de energia elétrica para os clientes de 4 municípios na região dos lençóis maranhenses, o que reflete no desenvolvimento de todo o estado. A energia elétrica é um fator essencial para garantir a dignidade das pessoas e o crescimento das cidades, por isso, temos muito orgulho de trabalhar Pelo Futuro Todo Dia”, destacou.  

Em depoimento, a Executiva de Expansão da Equatorial Maranhão, Alinez Mendes, fala sobre a importância da Subestação Lençóis para os clientes da região. “É com muita satisfação e muita alegria, que a gente inaugura uma obra de grande relevância para toda a nossa região de Lençóis. Essa Subestação vai atender com qualidade milhares de consumidores, dos municípios de Morros, Santo Amaro, Primeira Cruz e Humberto de Campos. Era um anseio muito grande da população, e com certeza essa região que tem um grande potencial turístico, é a região que mais cresce no Maranhão. ” Comenta Alinez Mendes.  

Para Alexandre Bezerra, empresário da cidade de Santo Amaro, a subestação irá conceder energia de qualidade para a região, contribuindo para o turismo nas localidades próximas. “É uma satisfação muito grande poder ver a inauguração dessa subestação para a nossa região. E pra gente que trabalha com turismo é gratificante ver o desenvolvimento, uma energia de qualidade e o empenho da Equatorial. Estamos muito agradecidos. ” Afirma Alexandre. 

Inovação e tecnologia  

A implantação da nova subestação garante maior flexibilidade e interação entre as redes de distribuição, pois os novos alimentadores desta subestação estão integrados ao sistema de Self-Healing (Recomposição Automática), permitindo a realização de manobras na rede elétrica de São Luís sem a necessidade de intervenção humana. Este sistema é um dos primeiros a ser implantado no Brasil e faz parte do investimento da Companhia em Redes Elétricas Inteligentes (Smart Grids).   

Além disso, a nova subestação é totalmente digitalizada, o que permite a supervisão de controle remoto através do COI - Centro de Operações Integradas da Equatorial Maranhão, agilizando ações reparadoras e de redirecionamento em casos de falta de energia, por exemplo.  

Para o Executivo de Planejamento da Equatorial Maranhão, Luiz Viana, “o conjunto de obras que está sendo realizado na região norte do estado compõem uma sinergia de reforços estruturais que devem trazer benefícios imediatos a todo o estado. Os novos projetos trazem maior robustez ao sistema elétrico, viabilizando atendimento a novos mercados e maior flexibilidade operacional, que resulta na melhoria da continuidade no fornecimento de energia. ”    

Informação: Ascom Equatorial Maranhão 

0 comentários:

Postar um comentário