sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Para apresentar, resumidamente, os projetos voltados a energias renováveis desenvolvidos pela Universidade Federal do Maranhão, foi realizada uma reunião no dia 21 deste mês entre o reitor Natalino Salgado e o vice-governador Carlos Brandão no edifício João Goulart, Centro. O encontro também contou com a presença do secretário de Estado de Programas Estratégicos (Sepe), Luis Fernando Silva; do pró-reitor da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma), Fernando Carvalho Silva; do diretor de Inovação da Ageufma, Shigeaki Lima; do diretor do Instituto de Energia Elétrica (IEE) da UFMA, Osvaldo Saavedra; e do chefe do Departamento de Engenharia Elétrica da UFMA, Clóvis Bosco Oliveira.

Na ocasião foi entregue um portfólio da Ageufma sobre os projetos do IEE sobre fontes renováveis e microrredes inteligentes. Dentro do assunto, foi falado sobre o projeto Eosolar e sobre projetos de instalação de microrredes em Alcântara e na cidade de Campinas, São Paulo, em parceria com a Universidade de Campinas (Unicamp). O professor Shigeaki contou que a Unicamp se interessou pela expertise de mais de dez anos de prática em microrredes do Instituto de Energia Elétrica, que já tem este sistema instalado também nos Lençóis Maranhenses, em Cururupu, em Ilha Grande e em Humberto de Campos. Na cidade de Campinas, aplicação é feita em uma proposta experimental em um condomínio do município paulista.

“Levamos também nossos conhecimentos em cidades inteligentes, mostramos nossas atividades enquanto Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia e como Instituto Nacional de Energias Oceânicas e Fluviais, projetos em rede com outras universidades e com o apoio da Fapema. O vice-governador tem interesse nas energias renováveis para o plano de governo”, complementou o diretor de Inovação da Ageufma.  

Informação: UFMA

0 comentários:

Postar um comentário