segunda-feira, 22 de novembro de 2021

O EP Peso da Ilha traz canções inéditas e novas versões de hits com a marcante voz de Núbia. Cantora participa da 15ª Edição do Festival Se Rasgum (Pará) e da versão 2021 do BR 135 (Maranhão).


Uma das grandes revelações do reggae maranhense da última década, a cantora e compositora Núbia lançou o primeiro EP de sua carreira no último dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. Com seis anos de trajetória nos palcos e músicas de protesto bem tocadas nas rádios maranhenses, o lançamento do primeiro álbum de Núbia é um marco importante para a artista, que ganha cada vez mais espaço Brasil afora. Os motivos de celebração se estendem - Núbia representa o Maranhão  em programa de mentoria na 15ª Edição do Se Rasgum, maior festival de música independente da Amazônia Legal e, pela terceira vez, cantará no palco do Festival BR 135, maior evento de música do Maranhão, realizado em São Luís neste sábado (27).  

Neste primeiro álbum, Núbia apostou em trazer a organicidade do palco para o estúdio dando maior ênfase aos instrumentos e incluindo elementos de sopro e percussão.  Os lançamentos ficam por conta das músicas Undefined Love e  Peso da Ilha, single que dá nome ao projeto. Os hits Voo de Renúncia, O Mito e Bomber Man, lançados em versão eletrônica anteriormente, são apresentados neste EP com nova roupagem, refletindo os grooves do palco. 

Sustentando um estilo único e sagrando sua assinatura nas interpretações, a compositora trouxe para o álbum uma mistura rica de estilos da música jamaicana, ritmos urbanos e elementos regionais.  O sabor do reggae roots, tão marcante na cultura maranhense, não poderia deixar de estar presente. A sonoridade de  Peso da Ilha se tornou ainda mais completa com a participação de instrumentistas convidados na gravação, são eles: Bigorna (trompete), Sarah Byanchi (saxofone), Marcos Chagas (trombone) e Kadu Galvão (percussão).

A banda que faz a magia do reggae acontecer junto à Núbia é formada pelos músicos Filipe Lisboa (guitarra), Rodrigo Nascimento (contrabaixo), Cahhi Silva (bateria), Igor Ruan (teclados). A produção musical é assinada por Sandoval Filho, do Blackroom Studio.

O público de São Luís vai poder desfrutar deste primeiro EP presencialmente neste sábado (27), a partir das 18h, no Convento das Mercês. A energia de Núbia e sua banda vão estar nesta edição do Festival BR 135, maior evento de música do Maranhão, que acontece em versão reduzida em 2021.

MÚSICA É ARMA

As músicas de Núbia têm um forte enfoque social e podem ser entendidas como músicas de protesto, explica a cantora.  A escolha é consciente. “Me reconheço como mulher preta LGBTQIA+  de São Luís do Maranhão, nordestina, que canta e compõe. Desde o início, tive o intuito de dar voz às minhas questões e àquelas que acredito. Por meio das músicas, elas podem ser potencializadas. Eu consigo me comunicar melhor desta forma e a utilizo como arma, neste sentido. Mas não limito minha participação em outras áreas”, diz a artista.

A passos largos, a potência de Núbia vem conquistando territórios fora do Maranhão. Em 2021, a cantora representou o Maranhão na 5ª edição da WME Conference, plataforma dedicada inteiramente às mulheres da indústria da música. A cantora já cantou ao lado de Zeca Baleiro e Carlinhos Brown (campanha Especialistas de Verão, da Havaianas). A artista também marca presença na plataforma de música independente global Dublab, cuja versão brasileira tem somente 2 anos. E a voz de Núbia já ganhou seu espaço nela.

Tracklist Ep Peso da Ilha:

Peso da Ilha

Undefined Love

Bomberman

Voo de Renúncia

O mito


Serviço

O que - Lançamento do primeiro EP de Núbia (Peso da Ilha)

Onde - Principais plataformas de streaming 

Informação: Assessoria de Comunicação

0 comentários:

Postar um comentário