quarta-feira, 10 de novembro de 2021

Evento acontece online de 17 a 19 de novembro com rodadas de negócios, conferências, capacitações, encontros profissionais e diálogos intersetoriais. Iniciativa da OEI e Secretaria Especial da Cultura visa profissionalizar e internacionalizar a produção cultural brasileira

Empresas e empreendedores culturais do Brasil e de outros países têm data marcada para se encontrarem, fechar negócios e impulsionar a produção criativa brasileira. Será no Mercado das Indústrias Criativas do Brasil, MICBR 2021. O megaevento incentiva a profissionalização do setor e promove a internacionalização da produção cultural brasileira.

Devido às restrições sanitárias a edição deste ano acontece online nos dias 17, 18 e 19 de novembro. A programação foi pensada para facilitar a apresentação e negociação de propostas entre empresas e empreendedores no eixo B2B (business to business) e entre empresas e consumidores no eixo B2C (business to costumer). Essa última aberta ao público.

Já estão confirmadas presenças de empreendedores culturais, empresas do setor, artistas e criadores, fornecedores de materiais e de mão de obra, gestores públicos da área da cultura, programadores, curadores, diretores de espaços e eventos culturais e interessados na área da cultura e em economia criativa.

Em sua segunda edição, o MICBR é uma iniciativa conjunta da Organização do Estados Ibero-Americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI) e a Secretaria Especial do Cultura vinculada ao Ministério do Turismo.

Porque participar do MICBR 2021

Na primeira edição do MICBR realizado em 2018 em São Paulo, foram gerados R$ 30 milhões em negócios com 400 empresas participantes, feitas 3 mil reuniões e alcançadas 8 mil pessoas. Como a edição deste ano será realizada virtualmente – disponível nas plataformas digitais da OEI – a expectativa é que esses números sejam ainda maiores. 

Os setores da econômica criativa abrangidos na edição 2021 são: artes cênicas (circo, dança e teatro), audiovisual e animação, design, editorial, jogos eletrônicos, museu e patrimônio, artesanato e música.

Foram selecionados por meio de edital público 115 empreendedores entre vendedores e compradores. Investidores estrangeiros também foram convidados para as rodadas de negócios, pitchings e encontros profissionais.

Além disso, serão 30 palestrantes de diversos países compartilhando conhecimentos e conteúdos sobre econômica criativa, tais como: novas tendências de mercado, forma de financiamento para empreender e o que deve ser feito para atrair compradores internacionais.

Criatividade, a alma do negócio

O mercado de indústrias criativas vem ganhando cada vez mais espaço no mundo dos negócios. Segundo o último levantamento feito pela FIRJAN, “Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil”, o mercado de trabalho abriu 24.500 vagas para perfil profissional em economia criativa em 2019.

Para o Diretor e Chefe de Representação da OEI no Brasil, Raphael Callou esses números refletem o reconhecimento das indústrias criativas como um fator cada vez mais presente e indissociável do desenvolvimento econômico e cultural dos países.

“A economia criativa representa mais de 2% do PIB nacional e o MICBR 2021 tem um caráter ainda mais especial, pois significa um grande impulso para a retomada de um dos setores que mais sofreram com os efeitos da pandemia. Por outro lado, economia e setor criativo compreendem que juntos podem ter ganhos e crescimentos mútuos ainda maiores e um maior campo de atuação e exposição”, defende Raphael.

O Secretário Especial da Cultura, Mario Frias, afirma que o Governo Federal aposta no potencial dos setores criativos brasileiros como grandes propulsores do desenvolvimento econômico sustentável. “Por isso, estamos trabalhando para que esta segunda edição do MICBR se apresente como oportunidade estratégica para empreendedores dos mais diversos setores da economia criativa recuperarem parte do prejuízo que tiveram durante a pandemia e estabelecerem novos contatos e parcerias de negócios, aqui e no exterior”, afirma Frias.

É nesse contexto que o MICBR 2021 acontece e se consolida como um evento imprescindível para todos aqueles que vivem ou estejam envolvidos no setor cultural e artístico do Brasil.

Sobre a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI)

A Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) tem como objetivo principal a cooperação entre países ibero-americanos no campo da educação, ciência e cultura com vistas ao desenvolvimento integral e sustentável.

Com centenas de projetos ativos com entidades públicas, universidades, organizações da sociedade civil, empresas e outras organizações internacionais, a OEI representa uma das maiores redes de cooperação na Ibero-América. Na área da cultura, a OEI implementa diversas ações de cooperação técnica na região, tais como as reuniões periódicas de alto nível, particularmente as Conferências e Cúpulas Ibero-americanas de Cultura; na elaboração de projetos, acordos e agendas regionais, como a Carta Cultual Ibero-americana (CCI); e por meio de programas e projetos técnicos com os Estados membros, com foco principal nas atividades de capacitação de agentes culturais, acesso à cultura, formação de redes e novos negócios em economia criativa.

Inscrições, clique aqui. 

Informação: Ministério do Turismo

0 comentários:

Postar um comentário