segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Parceria entre a Funarte e a UFRJ com o Instituto Bob Burnquist, circuito terá início em São Paulo, entre 25 e 28 de novembro, com entrada gratuita

Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), junto com o Instituto Bob Burnquist, apresentam o FUN ARTE - Arte em Circuito com Skate e Cultura. O evento inédito contará com a presença de Bob Burnquist e de convidados do skatista. A programação, toda gratuita, combina esporte, música, dança, teatro, grafite e ecologia. O público vai poder conhecer um pouco mais sobre o esporte e participar de oficinas, rodas de conversa e assistir a performances artísticas. A primeira edição será realizada no Complexo Cultural Funarte SP, em Campos Elíseos, na capital paulista, de 25 a 28 de novembro, entre as 14h e 20h. Ao longo de 2022, o FUN ARTE terá edições no Rio de Janeiro, Minas Gerais e Brasília. 

A ação busca mostrar que skate é estilo de vida e também uma ferramenta de transformação social. O evento é realizado pelo Instituto Bob Burnquist com o projeto FUN ARTE – Skate, Arte e Cultura e o projeto Arte em Circuito, integrante do programa Arte de Toda Gente, parceria da Funarte com a UFRJ. 

Alguns destaques da programação

A agenda do FUN ARTE atende a diversas idades e gostos, fãs de skate e demais interessados em atividades artísticas e de economia criativa. Veteranos ou novos admiradores da modalidade esportiva poderão assistir a rodas de conversa sobre skate e arte. O próprio Burnquist participará das rodas de conversa, batizadas de Bob Burnquist Idea Labb, além de mostrar suas habilidades na rampa especialmente construída para o evento. A rampa ficará aberta para skatistas, entre as 15h e 16h e das 17h às 19h.

O público também poderá assistir a apresentações de dança e música africana ou conhecer melhor a cultura hip hop em todas as suas vertentes: rap (ritmo e poesia), grafite, DJs e MCs e street dance. Grafiteiros vão colorir muro, fachadas e corredores da Funarte SP, em uma intervenção artística ao vivo. 

Outros ritmos estão na programação. A História do Brasil, por exemplo, será contada em um show com sambas-enredo das maiores escolas de São Paulo e do Rio de Janeiro. Haverá ainda espetáculo do prestigiado Ballet Stagium.

Oficinas de economia criativa também estão na agenda, entre elas, a oficina Crypto Cria, sobre o mercado de criptoarte mundial. 

O festival vai produzir quatro canteiros de hortas, plantadas pelos participantes da oficina Do sonho à prática nas imediações da Funarte SP. Um dos canteiros será voltado à integração com pedestres e com a população em situação de rua. 

Sobre Bob Burnquist

O skate é arte, cultura e esporte. O sucesso alcançado pelos skatistas brasileiros — posicionados entre os melhores nas maiores competições ao redor do planeta — tem raiz na cultura do skate, que tem como representante de toda uma geração no Brasil e no mundo o skatista Bob Burnquist. Filho de mãe brasileira e pai norte-americano, aos 45 anos, Bob é o maior medalhista da história do X Games, a mais festejada competição de esportes radicais, com um total de 30 medalhas. É o único brasileiro Skatista do Ano do prêmio S.O.T.Y., da Thrasher Magazine. A arte e o estilo de andar de skate do brasileiro viraram referência mundial. 

Bob revolucionou o esporte ao inventar um novo jeito de deslizar, com as bases dos pés trocadas, chamado de switch: o skatista que anda com o pé direito na frente inverte e passa a usar o esquerdo. O brasileiro foi também o primeiro skatista a conseguir acertar o 900º na Mega Rampa e o único a fazer ela de fakie (de costas na ida e na volta da manobra). Burnquist é octacampeão em Mega Rampa, estrutura de 105 metros de extensão por 27 metros de altura, inclusive vencendo o título de 2021. 

Com tantas conquistas, o skatista acabou se tornando personagem de jogos eletrônicos. Ele divide residência desde 1995 entre a Califórnia, nos Estados Unidos, e o Rio de Janeiro, onde fundou o seu instituto social, para inspirar, educar e transformar crianças e jovens de todo o Brasil.

Sobre o Arte de Toda Gente 

O programa Arte de Toda Gente (artedetodagente.com.br) foi criado por meio de uma parceria entre a Funarte e a UFRJ, com curadoria da Escola de Música da universidade. Ele é composto pelos projetos Bossa Criativa (www.bossacriativa.art.br), Um Novo Olhar (www.umnovoolhar.art.br) e Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos (www.sinos.art.br) e envolve artistas e educadores, compartilhando cultura e conhecimento. Agora, o programa também conta com o projeto Arte em Circuito, que prevê a realização de eventos artísticos e pedagógicos nas áreas de música (popular, de concerto, hip hop, folclórica), teatro, dança (balé contemporâneo, street dance, danças circulares), circo, fotografia, literatura, pintura, desenho (grafite), escultura (esculturas utilizáveis, incluso para skate), gestão cultural, artes visuais e artes digitais a serem definidas, de forma presencial ou virtual, nas cidades atendidas pelas Regionais Funarte: Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG) e Brasília (DF). A iniciativa se articula em conjunto com o projeto FUN ARTE – Skate, Arte e Cultura, em parceria com o Instituto Bob Burnquist.

FUN ARTE - Arte em Circuito com Skate e Cultura

Complexo Cultural Funarte SP

Alameda Nothmann 1.058, Campos Elíseos - São Paulo (SP)

De 25 a 28 de novembro de 2021 | Das 14h às 20h


Entrada franca, com inscrições pela plataforma Sympla*

*O acesso às atividades está sujeito à lotação da capacidade de cada sala por ordem de chegada. Aconselhamos antecedência de uma hora para o início da atividade escolhida. 


Realização

Fundação Nacional de Artes – Funarte | Secretaria Especial da Cultura | Ministério do Turismo | Governo Federal

Escola de Música da UFRJ | Fundação Universitária José Bonifácio | Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Instituto Bob Burnquist

Curadoria: Escola de Música da UFRJ

Atividades e mais informações disponíveis em skateartecultura.com.br

Informações sobre editais e outros programas da Funarte: www.gov.br/funarte 

Informação: Ministério do Turismo 

0 comentários:

Postar um comentário