quinta-feira, 4 de novembro de 2021

Publicado pela Editora da Universidade Federal do Maranhão (Edufma), o livro “Coreiras – performance e jogo no tambor de crioula”, de autoria da docente do Departamento de Artes Cênicas (Darc) Cassia Rejane Pires Batista, será lançado oficialmente amanhã, 5 de novembro, às 19h, na Casa do Tambor de Crioula, no Centro Histórico. O evento contará com a presença de professores da Universidade, estudantes e pesquisadores da cultura e apresentação performática de Chris Cardoso e de uma roda de tambor de crioula. O presente livro é fruto da dissertação do curso de mestrado em Teatro da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).

Segundo a autora da obra, o interesse pela performance da coreira do Tambor de Crioula do Maranhão surgiu a partir da observação desta dança, ao longo de treze anos, na qual acompanhou rituais de pagamentos de promessas, apresentações voltadas para o turismo ou como meio de divertimento, vivenciadas na capital e no interior do Maranhão. “No estado, as culturas populares representam um campo vasto e complexo do universo da arte e, justamente por isso, a manifestação popular aqui escolhida aparece como um elemento relevante para pensarmos a questão da performance como objeto de análise”, pontuou.

Acesse a obra “Coreiras – performance e jogo no tambor de crioula”

Saiba mais

Cassia Pires é professora e chefe do Departamento de Artes Cênicas (Darc) da UFMA. Tem graduação em Educação Artística com habilitação em Artes Cênicas pela UFMA e é mestre em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e doutorado em Artes pela Universidade de Lisboa (UL) em Portugal, com diploma convalidado no Brasil pelo curso de doutorado em Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É pesquisadora, atriz, performer, diretora teatral e sócia-fundadora da Abluir Produções.

Informação: UFMA

0 comentários:

Postar um comentário