terça-feira, 9 de novembro de 2021

A maneira mais eficaz de reduzir a quantidade de lixo é reduzindo a quantidade de lixo produzido. Por essa razão, é necessário tomar iniciativas que objetivem a diminuição da produção de lixo e, consequentemente, o seu descarte inadequado, que é tão prejudicial para o meio ambiente e saúde da população. Dessa forma, para que o problema seja amenizado, é necessário a conscientização de todos e também a adoção de atitudes visando o melhor para o futuro do planeta. 

Pensando nisso, separamos 3 dicas simples e eficientes que, com certeza, podem ajudar a reduzir a produção de lixo doméstico. Confira:

1- Recicle o lixo doméstico da cozinha: Você sabia que alguns produtos podem ajudar na produção de adubo orgânico em uma composteira? A compostagem é uma excelente forma de reduzir a quantidade de lixo orgânico produzido. Com ela, você transforma os restos de alimentos da sua casa, como restos de verduras, cascas de frutas, leite e legumes, em adubo para a sua horta ou jardim. Além disso, esse processo contribui para a preservação do meio ambiente e redução do aquecimento global.

2- Separe o material reciclável e o lixo eletrônico: Separe o lixo seco (reciclável) do lixo úmido (orgânico e comum) utilizando latões diferentes. Também é importante ter cuidado com o lixo eletrônico, que são os dispositivos eletroeletrônicos que foram descartados por seus donos. Pilhas e baterias, por exemplo, devem ser descartadas em pontos específicos. 

3- Faça doações: Itens em desuso ocupam espaço e podem servir para outras pessoas ao invés de irem para o lixo. Pense coletivamente e também em prol do meio ambiente realizando a doação daquilo que você não irá usar.

A preservação ambiental é dever de todos. Faça a sua parte pelo nosso planeta!

Informação: Sema.MA

0 comentários:

Postar um comentário