terça-feira, 30 de novembro de 2021

Os Lençóis Maranhenses – com suas belas dunas e lagos de águas cristalinas – foram o cenário do desfile e ensaio fotográfico da primeira etapa da segunda edição da Feira Mãos a Fio “Tradição e Inovação”, promovida pela Imagina Brasil, sob a coordenação da jornalista Léa Zaqueu, e patrocínio da Lei de Incentivo Aldir Blanc a partir de Edital da Secretaria de Cultura Maranhão (Secma). 

O desfile virtual e ensaio fotográfico nos Lençóis Maranhenses de moda autoral com confecções de fibra de buriti, renda de bilro, crochê e bordados de Bumba Meu Boi, uma das mais tradicionais manifestações da cultura popular maranhense, contou com a participação e integração de modelos do município de Santo Amaro e de São Luís.  

 

A segunda etapa do Projeto “Mãos a Fio” vai acontecer no dia 08 de dezembro deste ano, das 16h às 20h, na Casa Imperial, na Rua São Bernardo, no bairro do Olho D´Água, em São Luís, com um desfile com modelos que irão apresentar as peças das artesãs selecionadas. No desfile será exigido o uso de máscaras, será disponibilizado álcool em gel e distanciamento social cumprindo todos os protocolos sanitários para evitar a disseminação da Covid-19.  

A feira tem como essência a criação de um espaço virtual de negócios criativos, para o fortalecimento e difusão da produção artesanal e da moda autoral maranhense. Nesta segunda edição, além da exposição de produtos de artesanato serão lançadas novas coleções de produtos autorais, que conecta e harmoniza o saber-fazer tradicional manual com a inovação do design de moda maranhense aliando a produção têxtil com as técnicas de crochê, macramê, renda de bilro, bordados de bumba-meu-boi, bem como as produções em fibras vegetais, como o buriti produzidos por artesãos selecionados em polos como o de São Luís, Raposa, Paço do Lumiar, Santo Amaro, Barreirinhas, Rosário, São Bento, Pinheiro e Cururupu, dentre outros.

  

A meta do projeto é, ainda, potencializar a plataforma online https://maosafiomaranhao.com desenvolvida em dezembro de 2020 na primeira versão da Feira Mãos a Fio, com o lançamento da loja virtual no Instagram – rede social tem aumentado significativamente e abre novas e melhores perspectivas de negócios. O e-commerce vai apresentar novos produtos constantemente e promover um cadastro permanente de novos artesãos e criativos de moda autoral.

Inicialmente, nos três primeiros meses de produção será realizada uma campanha para a sensibilização de artesãos e criativos de moda, além do acompanhamento da pesquisa e do desenvolvimento de novas coleções. A loja virtual será mantida permanentemente no ar e atualizada semanalmente durante seis meses, com novas produções autorais, oportunizando a visibilidade de novos artesãos e criativos de moda e gerando uma nova perspectiva de renda e novas oportunidades de negócios no Maranhão.

Informação: Assessoria de Comunicação

0 comentários:

Postar um comentário