terça-feira, 16 de novembro de 2021

Baldez integra comitiva de empresários brasileiros, sob o comando do presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, que destacou importância de estreitar laços com os Emirados Árabes Unidos, para expansão da presença brasileira no exterior 

DUBAI – Os Emirados Árabes Unidos (EAU) representam uma oportunidade para expandir a presença brasileira no mercado internacional, constatou o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Edilson Baldez das Neves, que acompanhou o discurso do presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, ao afirmar que o empresariado brasileiro precisa conhecer melhor a infinidade de negócios que o Brasil pode realizar com o país da Península Arábica. 

“Queremos promover a troca de experiências sobre modelos de negócios, tecnologias, e procedimentos para operações comerciais e de investimentos que possam, efetivamente, contribuir para o fortalecimento das relações do Brasil com os Emirados Árabes Unidos”, disse Andrade, durante a abertura do seminário “Como fazer negócios com os Emirados Árabes Unidos”, realizado no último domingo (14), em Dubai.  

Edilson Baldez é um dos mais de 300 empresários e executivos brasileiros de 230 indústrias e organizações que participam, até o dia 19 de novembro, da maior missão de negócios brasileira já realizada na região. “Os Emirados Árabes Unidos devem ser parceiros estratégicos para os negócios brasileiros”, afirmou presidente da CNI. 

Para Andrade, a retomada das relações comerciais e de investimentos após a pandemia da Covid-19 exigirá das empresas mais ousadia na construção de novas parcerias de negócios e criatividade na incorporação de soluções em um mundo cada vez mais digital. Além disso, as iniciativas comerciais estarão cada vez mais voltadas às melhores práticas para um mundo mais sustentável. 

Para o presidente da FIEMA, o primeiro passo para proporcionar a troca de experiências e conhecimentos sobre como fortalecer as relações entre os países é estabelecer um ponto focal para o Brasil em relação ao mercado árabe. “Os governos deverão estar comprometidos com a facilitação do ambiente de negócios, garantia de segurança jurídica nas operações comerciais e de investimento e uma visão estratégica de longo prazo para estabelecer redes”, comentou Baldez após o seminário. 

A missão prospectiva para os Emirados Árabes, liderada pela CNI – com apoio de federações das indústrias, Ministério das Relações Exteriores, Apex-Brasil, Dubai Chamber e Câmara de Comércio Árabe Brasileira – tem como pano de fundo a Expo Dubai 2020, a primeira Expo Mundial realizada no Oriente Médio e o maior evento já realizado no mundo árabe. A exposição abriu as portas em 1º de outubro, dura seis meses e reúne exibições de 192 países, onde cada nação apresenta o que há de melhor em cultura, arquitetura, tecnologia e engenharia. 

Edilson Baldez destacou que há espaço para empresas de todos os portes, e frisou que os micros e pequenos negócios devem estar mais próximos dos Emirados Árabes Unidos. “Há muita oportunidade para os pequenos negócios por aqui, pois estamos inseridos em diversas cadeias produtivas. O pequeno negócio tem um papel de encadeamento muito importante, principalmente o setor de alimentação”, comentou o líder empresarial, ressaltando que o povo árabe recebe os brasileiros com o coração. 

Durante o seminário, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Mario Cesar de Aguiar, falou sobre o que o Brasil tem a oferecer como a infraestrutura, a logística, além de ressaltar que temos que aprender com a Ásia e a região de Dubai. 

Sobre os aspectos culturais e sociais, Pedro Pereira, que é diretor do Serviço de Apoio as Empresas na região (SAP), destacou os cases de sucesso de empresários brasileiros que já estão na região principalmente na área de alimentação e que tem tido muito sucesso e estão motivados a continuar e incentivar de outros empresários que queiram investir na região. 

INTERNACIONALIZAR É PRECISO – O presidente da FIEMA afirmou que a internacionalizar é preciso. “Um país como o Brasil precisa se internacionalizar mais e estar aqui em Dubai, pela posição estratégica. A relação por aqui é de ganha ganha”, falou Baldez. Na sequência da abertura do dia da missão empresarial, o ex-presidente do Brasil, Michel Temer, falou aos empresários sobre as relações Brasil e Emirados Árabes. 

Informação: Fiema

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