terça-feira, 16 de novembro de 2021

Premiação integra a Festa da Música no Maranhão, e  acontece nessa quinta – feira (18.11) em evento fechado para convidados com transmissão pelo YouTube

O projeto Festa da Música no Maranhão, que conta com patrocínio da Equatorial Maranhão e Governo do Estado do Maranhão através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, foi idealizado pelo músico e produtor cultural Emanuel Jesus, da Interart Produção Criativa, juntamente com a jornalista e sócia Ellen Soares.

Desde 2019, a FMM tem como objetivo maior valorizar e fortalecer a música e a cultura maranhenses. Mas esse ano, ainda maior e mais forte, a palavra que melhor define todo o conceito do projeto, assim como daqueles que serão homenageados pelo Prêmio Papete 2021 é: Resistência!

O projeto tem como ponto alto em sua ampla programação que acontece de 16 a 19.11, o “Prêmio Papete”, que representa um importante momento de valorização e resgate da memória musical e cultural, dentro da programação da FMM:

“Esse prêmio faz uma justa homenagem ao querido músico Papete, que foi um grande desbravador da música e da cultura popular no Maranhão. Quando partiu em 2016, Papete nos deixou um imenso legado e um exemplo de como ser um artista resiliente e dedicado a sua arte. Assim criamos o “Prêmio Papete” para reconhecer e reverenciar o trabalho daqueles que estão produzindo e fazendo cultura, e que nessa pandemia precisaram ser ainda mais fortes. Destacamos não só o trabalho de novos artistas e músicos, mas também de projetos e iniciativas de valorização e fomento da música no Estado” revela o músico e idealizador da FMM Emanuel Jesus.

A curadoria do Prêmio Papete é formada pelo cantor, compositor e produtor Josias Sobrinho, Zé Américo Bastos, maestro, arranjador e acordeonista, e dos jornalistas, radialistas e pesquisadores musicais Gilberto Mineiro e Pedro Sobrinho. O troféu do prêmio traz a assinatura do artista plástico Eduardo Sereno, que criou uma estatueta com a imagem do querido Papete empunhando seu berimbau.

Serão mais de trinta homenageados que receberão esse mérito cultural em uma noite celebrativa que contará com um show especial, em um evento fechado para os homenageados, artistas convidados, patrocinadores e imprensa. O cantor, compositor e produtor Zeca Baleiro, bem como o documentário “Ventos que Sopram – Maranhão” do diretor Neto Borges estarão entre os homenageados, além de nomes como Flávia Bittencourt, Rosa Reis, Fernando Moucherek, Tira Teima, Grupo Argumento e Adnon. Projetos como “Batucando Esperança”, “Trilhas e Tons” e “Vinil e Poesia” só para citar alguns dos premiados.

O Prêmio Papete 2021 fará uma homenagem especial a todos os trabalhadores da música que, com resistência e criatividade, atravessaram esse momento desafiador imposto pela pandemia, bem como aqueles que infelizmente já partiram, deixando saudades e um importante legado musical. O público poderá acompanhar todo o evento que acontece à partir das 20H desta quinta – feira (18.11), em tempo real, pelo canal do YouTube “Festa da Musica MA”.

SHOW NA CONCHA ACÚSTICA ENCERRA A FMM 2021 NESSA SEXTA (19.11)

A programação de encerramento da FMM 2021 acontece com um show especial nessa sexta – feira (19.11) na Concha Acústica "Reinaldo Faray" na Lagoa, a partir das 20h.

Entre as atrações estão Zeca Baleiro, Flávia Bittencourt, Ribinha de Maracanã, Josias Sobrinho, Tiago Maci, Raiz Tribal, Adriana Bosaipo, Emanuel Jesus, Rosa Reis, Adnon, Banda e Bloco Afro Akomabu, DJ Pedro Sobrinho e Movimento “Magnética Slz” com Leonor, Kallilah Groove e Raissa Maranhão.

Para acesso ao show na Concha Acústica, as pulseiras individuais estarão disponíveis gratuitamente na bilheteria do local, a partir das 17h30. Para segurança de todos, será necessária a apresentação da carteira de vacinação atualizada (2 doses); uso de máscara obrigatório. Para ajudar quem mais precisa, doe 1kg de alimento não perecível.

O projeto conta com o apoio da Cervejaria Dona e da Cachaça Capotira. Mais detalhes pelas redes sociais @festadamusicama. A programação completa da FMM 2021 está disponível no site: www.festadamusicama.com.br .

Informação: Intermídia Comunicação

0 comentários:

Postar um comentário