terça-feira, 30 de novembro de 2021

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), por meio da Superintendência de Biodiversidade e Áreas Protegidas (SBAP) e da Superintendência de Educação Ambiental (SEA), em parceria com o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), realizou no período de 23 a 26 de novembro, no Parque Estadual de Mirador, atividade de sensibilização ambiental participativa relacionada à temática de Queimadas, utilizando a metodologia de construção de mapas falados nos Postos de Apoio da Geraldina, Zé Miguel e Mel.

O objetivo da atividade foi a identificação de pontos de queimadas que ocorrem na região do Parque durante o período de estiagem, a partir das observações de moradores da UC, assim como de residentes e empreendedores situados no entorno da área protegida. O processo de sensibilização também incluiu temas como formação do conselho gestor e elaboração do Plano de manejo da Unidade de Conservação. Na oportunidade, foram desenvolvidas atividades de fiscalização, sensibilização ambiental, a identificação da fauna silvestre encontrada na UC, além da distribuição de materiais educativos sobre o Parque, Proteção de Nascentes e do Plano Estadual de Educação Ambiental.

A atividade contou com a participação de 135 moradores oriundos de 24 comunidades da região da UC, tais como Riachão, Mel, Pindaíba, Centro dos Piauizeiros, Manoel Martins, Porquinhos, Cabeceira da Lagoa, Zé Miguel, Brejo Grande, Onça, Canastra, Fazenda Brejinho, Olho D’água, Sítio, Cabaça, Caatinga, dentre outras. Também houve a presença da iniciativa privada atuante no entorno do Parque, por meio da participação de sete representantes das empresas Agro Serra e Brasil Agro.

Todas as ações foram realizadas em ambientes abertos e arejados, observando-se as medidas sanitárias e de flexibilização constantes no Decreto Estadual nº 37.176, de 10 de novembro de 2021, que atualiza e consolida as normas estaduais destinadas à contenção do Coronavírus (SARS-CoV-2), e dá outras providências.

As ações fazem parte do escopo da iniciativa Comunidades Tradicionais, Povos Indígenas e Áreas Protegidas nos Biomas Amazônia e Cerrado, denominado “Programa Copaíbas”, fruto do Acordo de Cooperação Técnica nº 08/2021 firmado entre a SEMA e o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – Funbio. O Programa Copaíbas é implementado com a contribuição financeira da Norwegian Agency for Development Cooperations – NORAD (Agência Norueguesa para Desenvolvimento e Cooperações), por meio do Norwegian Ministry of Foreign Affairs – MFA (Ministério das Relações Exteriores da Noruega), sendo gerido pelo Funbio.

Este conjunto de atividades realizadas marcam o início das ações do programa COPAÍBAS no Parque Estadual do Mirador. O programa terá duração de 05 anos, até 2026, com atuação na formação do Conselho Gestor, na elaboração e implementação do Plano de Manejo da UC, elaboração e implementação de Plano de Proteção, intensificação de ações de fiscalização, ações voltadas para a Educação Ambiental, demarcação da UC, dentre outras, de forma que os instrumentos de gestão do Parque Estadual do Mirador sejam construídos e implementados, atuando na melhoria da qualidade de vida das comunidades e na preservação e conservação do Parque.

Informação: SEMA 

0 comentários:

Postar um comentário