sexta-feira, 5 de novembro de 2021

A partir dessa segunda-feira, 8, a TV UFMA sintonizará com a SescTV de São Paulo e começará a exibir a programação de um dos mais prestigiosos canais de caráter educativo-cultural do país. Com o intuito de usar a arte para educar e transformar, a SescTV traz séries, filmes, entrevistas, documentários e discussões críticas sobre a sociedade e cultura em diversas linguagens artísticas.

A proposta do canal é democratizar o acesso aos conteúdos e a inovação artística, utilizando um modelo de ação cultural de caráter socioeducativo. O conteúdo da SescTV é voltado para todos os públicos em diversas faixas etárias, valorizando a reflexão e o pensamento crítico.

A diretora da TV UFMA, Cecília Leite, esclarece que a parceria marca o início de uma nova fase para a TV e trará benefícios para a emissora da universidade e para os telespectadores que terão acesso a uma programação diversificada. “Cabe destacar que a TV UFMA vai continuar exibindo suas seis horas diárias de programação local, reforçando o nosso compromisso de valorizar a arte e cultura locais, bem como de dar visibilidade ao que é produzido em nosso estado, ampliando os laços entre a universidade e a sociedade”, complementa.

Entre os destaques da programação da SescTV, está o programa +Curtas Animação, que traz uma seleção de curtas produzidos com diferentes técnicas de animação e com destaque em festivais, e que tratam de temas como a morte, religião e a monotonia da vida cotidiana. Já o programa Filosofia Pop, idealizado e apresentado pela filósofa e escritora Márcia Tiburi, é uma série que convida pensadores contemporâneos a discutirem temas importantes, que estabelecem diálogos entre a filosofia e a vida cotidiana, como Deus, ética, drogas, futebol, corrupção, família, depressão e felicidade. Outro destaque é o programa Sala de Cinema, apresentado por Miguel de Almeida, que traz entrevistas com cineastas, atores e técnicos do cinema, os quais comentam suas produções, os conceitos da produção audiovisual e a história do cinema.

Atualmente, na TV UFMA, doze programas são produzidos pela emissora, com mais de seis horas de uma programação local variada, voltada a promover a educação, a ciência, a cultura e a cidadania, entre eles, o Vitrine Musical, É Música, Cineclube Casarão, Sexágenários, FaixaNobre.doc e No foco da pesquisa. E agora, a emissora anuncia duas novas produções: os programas É da sua natureza, que trata da temática ambiental; e o Conceito, que dá voz a intelectuais e pensadores da UFMA sobre temas que geram debate e reflexão. Além do programa Sem Filtro, apresentado pela jornalista e professora do curso de Comunicação Social da UFMA, a doutora Josie Bastos, que traz um debate com personalidades locais, e é transmitido toda terça-feira, às 21h.

Sintonize na TV UFMA no canal aberto 16.1 digital, na NET/Claro, canal 17, SKY, canal 316 e TVN, canal 16. Acesse também novo site da TV UFMA, que agrega informações jornalísticas, programação diária da emissora e conteúdo dos programas. O telespectador também poderá encaminhar mensagens e sugestões de pautas pelo site. Por meio das redes sociais e do canal do Youtube, é possível acompanhar, ao vivo, a transmissão do telejornal da emissora, o JTV-UFMA, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir das 13 horas, sob o comando da jornalista Ana Thereza Viegas.

Saiba +

No dia 7 de outubro de 2021, data em que a TV UFMA completou seis anos, o reitor Natalino Salgado assinou o contrato com o SescTV de São Paulo. O SescTV é um canal de televisão brasileira de programação cultural, com foco em documentários, apresentações musicais e de debates nas áreas de teatro, dança, literatura, cinema, artes visuais, cultura regional e arquitetura. Segundo o superintendente de comunicação e eventos da UFMA, Fernando Oliveira, o reitor Natalino Salgado tem investido, desde o início da sua gestão, em equipamentos e melhorias na estrutura física da TV UFMA, que entra em uma nova fase com o SescTV como cabeça de rede.

“A nova programação vai contribuir para aproximar a emissora do seu público-alvo e atrair ainda mais audiência. O impulso que a TV UFMA, sob o comando de Cecília Leite, deu ao jornalismo e à produção local, também é uma grande conquista para a televisão da Universidade”, enfatizou Fernando Oliveira.

O SescTV foi inaugurado em novembro de 1996, com o nome de TV Senac, e sua transmissão começou em maio de 1997. Após quase três anos de funcionamento, o canal se transformou em Rede STV - Rede Sesc-Senac de Televisão em janeiro de 2000. Em 2006, passou a se chamar SescTV, após o SENAC deixar a parceria que mantinha com o Sesc em 4 de maio daquele ano.

No dia 9 de janeiro de 2014, a emissora deixou de aparecer na grade da Sky e, no dia 28 de fevereiro de 2014, entrou na grade de programação da NET, em todas as praças do Brasil. Atualmente, a programação do SescTV é transmitida 24 horas por dia em operadoras de TV por assinatura e está disponível em território nacional via satélite, DTH e cabo, transmitindo também por meio da internet.

Já a TV UFMA foi inaugurada no dia 7 de outubro de 2015, quando foi ao ar pela primeira vez. A emissora é a principal aliada para divulgação e exploração do ensino, da pesquisa e da extensão, estendendo à comunidade o conjunto de saberes da mais importante instituição universitária do estado, e tem um compromisso e responsabilidade social em expandir um jornalismo científico de qualidade. Ela é a primeira emissora de TV universitária do Maranhão.

A televisão iniciou sua transmissão em canal aberto, operando no canal 54.1 digital. Tempos depois, mudou sua frequência para 16.1, mantendo sua qualidade digital, e passando a compor a grade de canais de operadoras por assinatura, como a TVN, a NET e a SKY.

Em sua estrutura moderna, a TV UFMA está construída em uma área de 576 metros quadrados, ocupada por um edifício de dois andares, com elevador para mobilidade reduzida. São dezessete salas de administração e produção, quatro ilhas de edição, passarela elevada para trabalhos de manutenção e instalação de equipamentos e dois estúdios de 220 metros quadrados, sendo um exclusivo para produção de telejornalismo. A torre de transmissão é uma das maiores do Maranhão, com 110 metros de altura, o que garante cobertura em um raio de 60 quilômetros.

Informação: UFMA

0 comentários:

Postar um comentário